Notícias

Saúde da mulher

Casa Rosa faz 1 ano com mais de 6,5 mil atendimentos

Inaugurada em 2022, unidade especializada na saúde da mulher está localizada no Centro de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em seu primeiro ano de funcionamento, completado no início deste mês de agosto, a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” (Casa Rosa) marcou um avanço significativo na promoção da saúde do público feminino em Cachoeiro. 

Ao longo desse período, o equipamento público, situado na praça Jerônimo Monteiro, à subida da rua Costa Pereira, realizou mais de 6,5 mil atendimentos nos mais variados serviços, atendendo às necessidades de saúde e bem-estar das mulheres do município.

Um dos avanços mais significativos  trazidos pela implantação da Casa Rosa foi a ampliação do acesso à ultrassonografia. “Já realizamos cerca de 2,5 mil ultrassonografias. Conseguimos agilizar a oferta desse exame, que é de grande importância para a detecção precoce de uma série de doenças”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler. 

No local, o público feminino também pode contar com uma série de outros exames e atendimentos especializados, como ginecologia e psicologia, em demandas originadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que realizam o encaminhamento à Casa Rosa conforme o estado clínico da paciente.

Além disso, no último mês de junho, foi implementado, no mesmo imóvel, o Centro de Referência de Saúde da Criança, com consultas em pediatria, psicologia e odontopediatria para o público infantil.

“A Casa Rosa é o resultado da dedicação de muitas equipes em nossa gestão. Ver os resultados positivos e o alto número de atendimentos nos enche de motivação para continuar expandindo e aprimorando nossos serviços para atender às necessidades das mulheres de Cachoeiro”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Atendimento na Casa Rosa

Com horário de funcionamento das 7h às 16h, a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” atende às pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município – a lista com endereço de todas pode ser conferida no site www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus

Principais serviços que serão oferecidos na Casa Rosa

– Ginecologia;

– Psicologia;

– Pediatria;

– Odontopediatria;

– Nutrição;

– Odontologia;

– Consultas de pré-natal de alto risco;

– Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);

– Programa de planejamento familiar com inserção de DIU;

– Orientações sobre métodos contraceptivos com solicitação de laqueadura das trompas;

– Realização de testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites B e C);

– Ultrassonografias

– Colposcopia;

– Sala de vacinação;

– Apoio e acompanhamento em episódios de violência.