Centro Cultural Mestre Salatiel recebe serviços de manutenção

Espaço oferta aulas gratuitas de capoeira
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Dedicado ao ensino e à preservação da capoeira em Cachoeiro, o Centro Cultural Mestre Salatiel, no bairro Recanto, está passando por serviços de manutenção.

Localizado na rua Reinaldo Machado (em frente ao antigo Sindicato dos Ferroviários), o prédio recebe reparos no telhado e no piso, troca de portas e melhorias na parte elétrica. Também ganhará nova pintura geral.

Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), o espaço funciona com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, quando se pode ter mais informações sobre horários e como participar das aulas gratuitas de capoeira oferecidas no local, que seguem sendo realizadas mesmo durante as manutenções.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, a ação é um dos investimentos na revitalização dos centros culturais do município. Ela também cita o restauro do Palácio Bernardino Monteiro, em andamento; as melhorias recentes na área externa da Casa de Cultura Roberto Carlos, que ganhará uma nova área de convivência, futuramente; e as reformas do Museu Ferroviário Domingos Lage e do Centro Operário e de Proteção Mútua, em fase de viabilização.

“Cuidar desses espaços é zelar pela preservação da nossa história, do nosso patrimônio cultural e da identidade do povo cachoeirense”, frisa.

Quem foi Mestre Salatiel?
O nome do espaço cultural é uma homenagem a Salatiel Francisco da Silva, o Mestre Salatiel, figura lendária da cultura popular cachoeirense. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se para Cachoeiro em 1945. Na cidade, fundou a Folia de Reis São Francisco de Assis e ajudou a fortalecer as tradições do Caxambu e da brincadeira carnavalesca do Boi Pintadinho. Nos antigos carnavais do município, Mestre Salatiel comandava o tradicional bloco da Babiana. Ele faleceu em 1984, aos 68 anos de idade.