Atendimento ampliado

Centro de Referência de Saúde da Criança é implantado na Casa Rosa

Atendimentos no local serão agendados pelas unidades básicas de saúde
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na Unidade de Saúde da Mulher de Cachoeiro, a Casa Rosa, agora também funciona o Centro de Referência de Saúde da Criança. A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (27), na própria unidade, localizada na rua Costa Pereira, Centro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é garantir assistência qualificada a mães e filhos, em um mesmo local, facilitando o acesso a diversos serviços.

Na Casa Rosa, serão atendidas com consultas em pediatria, psicologia e odontopediatria as crianças que sejam encaminhadas pelas unidades básicas de saúde (UBS). Os atendimentos serão agendados de acordo com a necessidade identificada após avaliação clínica dos pacientes.

No caso da consulta pediátrica, a meta é atender a criança desde o primeiro mês de vida. Para isso, o encaminhamento será feito a partir das consultas de enfermagem destinadas às mães de recém-nascidos, realizadas nas UBS.

Outro serviço disponibilizado pelo Centro de Referência de Saúde da Criança é a vacinação. Esse atendimento é o único que será feito sem necessidade de agendamento prévio, de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Para receber as crianças, um espaço acolhedor e humanizado foi preparado na Casa Rosa, com decoração especial.

“A implantação desse serviço é um passo importante para fortalecermos a rede de atenção materno-infantil no município”, frisa o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

“Uma das nossas missões na área da saúde é cuidar cada vez melhor das nossas crianças. Esse é um reforço muito significativo para avançarmos nesse sentido”, avalia o prefeito Victor Coelho, que participou da inauguração.