Notícias

Suporte

Centro Pop amplia atendimento para pessoas em situação de rua

Espaço realiza, em média, 300 atendimentos por mês
Foto: Márcia Leal/PMCI

O “Espaço Viva”, conhecido como Centro Pop, vai ampliar o atendimento para as pessoas em situação de rua. A partir deste sábado (6), o local vai funcionar de segunda a domingo, de 8h às 20h.

A ampliação tem o objetivo de fortalecer as políticas sociais voltadas para melhor atendimento desse público. A unidade, localizada na rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência, é um ponto de apoio para pessoas que, conforme a Política Nacional para a População em Situação de Rua, vivem em espaços públicos por pobreza extrema, por vínculos familiares fragilizados ou rompidos e por não terem moradia convencional regular.

No Espaço Vida, os assistidos têm acesso a acompanhamento e atendimentos individuais e coletivos com assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e pedagogo, além de locais para alimentação, higiene pessoal, limpeza de roupas e guarda de pertences.

“Fazer políticas voltadas para as pessoas que mais precisam é o foco do trabalho social. Esperamos, com essa ampliação, possibilitar uma maior assistência às pessoas em situação de rua, com atendimentos que elas precisam”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roselane de Araújo.

Funcionamento

O local pode ser acessado de forma espontânea; por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social; por outros serviços da Assistência Social ou de política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.

De acordo com a Semdes, o Centro Pop realiza, em média, 300 atendimentos por mês. No espaço, também são fornecidas passagens de ônibus para reinserção familiar, para outro município ou estado.