Centros culturais são opções de passeio em Cachoeiro nas férias

Casa de Cultura Roberto Carlos é uma das atrações
Foto: Divulgação/PMCI

Os moradores de Cachoeiro e visitantes, que estiverem pela cidade durante as férias, têm como opção de lazer os centros culturais que guardam a memória da cidade e de suas grandes personalidades.

Na Casa de Cultura Roberto Carlos (rua João de Deus Madureira, bairro Recanto), onde o cantor viveu na infância, o visitante encontra fotos, discos, quadros, instrumentos musicais e outros itens relacionados à biografia do rei da música brasileira. O espaço abre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e no fim de semana, das 9h às 15h.

Outra atração é a Casa dos Braga (rua Vinte e Cinco de Março, Centro), onde os irmãos escritores Newton e Rubem Braga, filhos do primeiro prefeito da cidade (Coronel Francisco Braga), moraram quando crianças. O espaço é aberto à visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e contém ampla coleção relacionada à família Braga, com mobiliário original de época e obras de arte, como um retrato de Rubem pintado por ninguém menos que o grande compositor Dorival Caymmi.

Para quem quiser colocar a leitura em dia, outra excelente opção é a Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, que fica na rua Vinte e Cinco de Março, Centro.

O espaço conta com amplo e diversificado acervo, formado por clássicos da literatura nacional e estrangeira, best-sellers infantojuvenis e, ainda, material para pesquisa escolar. Nas férias, haverá horários de atendimentos especiais: das terças às quintas, de 9h às 17h e às segundas e quintas, de 9h às 15h.

Para conseguir pegar livros emprestados, é fácil. Basta levar um documento pessoal com foto e um comprovante de residência à biblioteca e fazer a ficha. Cada pessoa pode levar três livros, por dez dias, com possibilidade de renovação.