Saúde do Trabalhador

Cerest de Cachoeiro recebe melhor avaliação do Ministério da Saúde no ES

Abrigado em imóvel no Centro, serviço oferece atendimento especializado aos trabalhadores da região
Foto: Reprodução/Google

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Cachoeiro de Itapemirim, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), atingiu meta satisfatória no Qualifica Cerest, instrumento do Ministério da Saúde que monitora, quadrimestralmente, as ações desenvolvidas nos Centros de todo o país. A unidade de Cachoeiro foi a melhor avaliada no Espírito Santo.

A avaliação é composta por indicadores relacionados às ações de vigilância, assistência e educação permanente em saúde do trabalhador e envolve vários indicadores e dados obtidos em sistemas nacionais de monitoramento, além de informações registradas em questionário, que é preenchido pelo próprio Cerest e enviado ao Ministério da Saúde.

O objetivo é avaliar os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador municipais e regionais de todo o Brasil e seus processos de trabalho, tendo como base os critérios utilizados no procedimento de cálculo da mensuração da meta de Saúde do Trabalhador do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2020/2023, que não pode ser monitorado via Sistema de Informação em Saúde (SIS).

“Recebemos, com alegria, esse resultado positivo da avaliação do Cerest de Cachoeiro, pois sabemos da importância que esse equipamento público tem na rede municipal de saúde. Iremos trabalhar, cada vez mais, para ampliar as políticas e ações que promovam a qualidade de vida do trabalhador”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro

Saiba mais sobre o Cerest

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Cachoeiro de Itapemirim (Cerest-CI) oferece atendimento especializado aos trabalhadores do município e da região. Além da assistência em saúde relativo a doenças ou agravos decorrentes das atividades de trabalho, o Cerest-CI realiza ações de orientação e conscientização junto ao público-alvo, bem como levantamentos de informações a respeito da qualidade dos ambientes de trabalho e de dados epidemiológicos dos trabalhadores.

O Centro atende trabalhadores formais dos setores privado e público, autônomos, informais e desempregados devido a adoecimentos decorrentes das atividades de trabalho. A rede básica de saúde realiza os devidos encaminhamentos para a unidade, sempre que constatados os problemas de saúde causados pela atuação no trabalho.

Para receber atendimento (o que não inclui casos de urgência e emergência), é preciso levar carteira de identidade, carteira profissional, exames, laudos e atestados médicos relacionados à doença ou ao acidente de trabalho.

O Cerest fica na rua Raulino de Oliveira, 2, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo telefone (28) 3155-5402.