Nesta quarta-feira (18)

Cidadão poderá participar de audiência final sobre planos municipais para saneamento

Para participar presencialmente, é preciso fazer um cadastro pela internet
Foto: Márcia Leal/PMCI

O novo Plano Municipal de Água e Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMAE/PMGIRS) de Cachoeiro de Itapemirim será apresentado em audiência pública, na próxima quarta-feira (18). O evento será realizado no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, a partir das 18h30, e o público poderá acompanhar presencialmente ou por meio de transmissão ao vivo no canal de YouTube da Prefeitura de Cachoeiro.

Para participar presencialmente, é preciso preencher um cadastro prévio pela internet (confira link no final da página). Atualmente, Cachoeiro encontra-se em risco baixo para Covid-19, o que permite a realização da audiência com presença de público. Vale ressaltar, porém, que todos os que comparecerem deverão se atentar às normas sanitárias, como uso de máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Esta será a última audiência pública antes do envio do projeto de lei para a Câmara Municipal. O trabalho de revisão do PMAE e elaboração do PMGIRS teve início nos últimos meses de 2019, sendo realizado pela equipe do Laboratório de Gestão Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O novo PMAE/PMGIRS deverá contemplar uma série de ações a serem implementadas para a universalização das redes de água e esgoto nas zonas urbana e rural, adequação de sistemas existentes e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Entre as metas de curto, médio e longo prazo previstas estão: eliminação do lançamento de esgoto no meio ambiente, por meio do mapeamento e substituição de redes mistas; viabilização de instrumentos de medição da qualidade da água, sobretudo no interior; mitigação de impactos do lixão desativado do Coronel Borges; ampliação da coleta seletiva de lixo; elaboração de plano de compostagem para destinação de lixo orgânico.

Para conhecer a realidade do município, o Lagesa realizou visitas a 72 comunidades de Cachoeiro. Também foram realizadas 57 reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), bem como eventos virtuais direcionados à população em geral.

“É muito importante a participação da população na discussão de um tema que tem impacto direto sobre sua qualidade de vida. Todos os nossos encontros virtuais têm tido ampla presença popular, e contamos mais uma vez com a colaboração dos moradores nesse evento, seja acompanhando de casa ou presencialmente”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

Os documentos referentes ao PMAE/PMGIRS podem ser conferidos na página da Semma no portal da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), na aba “Plano Municipal de Água e Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.


Audiência pública para apresentação do PMAE/PMGIRS
Local: EMEB Zilma Coelho Pinto
Endereço: Rua Carlos Fornazier, nº 1, Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim – ES
Data: 18/08/2021
Horário: 18h30
Transmissão ao vivo: www.youtube.com/semcoscachoeiro
Cadastro para participar presencialmente: https://prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/cadastro/audiencia-publica-pmae-pmgirs/