Prevenção

Com aumento de casos de Covid-19, cuidados devem ser reforçados

A utilização de máscaras em locais públicos e estabelecimentos é uma das medidas eficazes no combate ao coronavírus
Foto: Reprodução/Web

Em Cachoeiro, os casos confirmados de Covid-19 voltaram a crescer. Em novembro, até esta terça-feira (15), 33 já foram registrados, número superior ao de todo o mês de outubro (25).

De acordo com as autoridades sanitárias brasileiras, o aumento de casos, que ocorre em várias regiões do país, pode estar ligado às novas variantes da cepa Ômicron, recentemente, identificadas nos estados do Rio de Janeiro e Amazonas.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro alerta para a importância da vacinação e dos cuidados básicos de prevenção contra a doença.

“A imunização é o principal método para limitar a circulação do vírus e evitar o agravamento da doença em casos de infecção. Mas, para isso, é importante completar o esquema vacinal e, também, receber as doses de reforço, que elevam o número de anticorpos protetores”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde.

Segundo a Semus, outras medidas recomendáveis são as do protocolo adotado em razão da pandemia, como utilizar máscaras em locais públicos e estabelecimentos; higienizar, frequentemente, as mãos e evitar aglomerações; cuidados fundamentais, para reduzir as chances de contágio do vírus em uma possível nova onda da doença.

“Estamos atentos ao cenário pandêmico no Brasil e na nossa região, acompanhando a evolução de casos confirmados e prontos para agir, imediatamente, conforme as orientações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde”, finaliza Wingler.

Vacine-se!

A vacinação contra a Covid-19, em Cachoeiro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Não é necessário agendamento para tomar a primeira, segunda ou terceira dose. Basta comparecer ao local, portando documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS.

Periodicamente, a Semus realiza mutirões de vacinação, nos fins de semana, em locais e horários alternativos. Essas ações são, previamente, divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Cachoeiro.