Aristides Campos

Com Beira Rio em obras, Prefeitura suspende recapeamento em rota alternativa

Medida visa evitar retenção na Aristides Campos, que é opção para desafogar trânsito na Beira Rio
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito na região central da cidade, que passa por obras de macrodrenagem, a Prefeitura de Cachoeiro suspendeu temporariamente o recapeamento asfáltico da avenida Aristides Campos.

A medida visa reduzir os pontos de retenção naquela via, que conecta as avenidas Francisco Lacerda de Aguiar e Jones dos Santos Neves, e serve como alternativa ao trecho em obras na avenida Beira Rio para os condutores que desejam, do Centro, se dirigir a bairros como BNH, Aeroporto, Santo Antônio e IBC.

Além da suspensão do recapeamento na Aristides Campos, a Prefeitura tem adotado outras medidas para reduzir as retenções do fluxo de veículos durante as obras na Beira Rio, como a ampliação do tempo semafórico.

“Estamos analisando outras medidas viáveis para mitigar os inevitáveis impactos dessa obra no trânsito da cidade. Pedimos compreensão aos condutores e orientamos que deem preferência a rotas alternativas nesse período”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

Aquidaban também é alternativa

Outra rota alternativa à avenida Beira Rio é seguir pela ponte Fernando de Abreu e realizar o contorno pelo bairro Aquidaban até chegar na ponte Guadalajara. No local, os condutores podem, por meio do Trevo da Ilha da Luz, se dirigir a diferentes regiões, como Elpídio Volpini, Vila Rica, Gilson Carone e Coramara.

A partir do Aquidaban também é possível retornar à Beira Rio depois do trecho em obras, pela ponte Juscelino Kubitschek.

Iniciada na última segunda-feira (30), a obra de macrodrenagem está sendo executada entre as ruas Cesar Missi e Pedro Dias. A previsão é de que a primeira etapa dos serviços na avenida seja concluída até sexta-feira (3). A via será totalmente liberada para o trânsito e terão início as obras na Pedro Dias, que já está interditada.

Já a retomada do recapeamento na Aristides Campos está prevista, a princípio, para sábado (4). Há possibilidade de que o serviço seja concluído na próxima semana.

Rota pelo Aquidaban
Rota alternativa: avenida Aristides Campos

Obra irá sanar problemas de alagamentos

Fruto de um investimento de R$ 55,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, a obra de macrodrenagem é uma das maiores e mais importantes da história de Cachoeiro, e irá sanar antigos problemas de alagamentos e enxurradas causados pelas chuvas.

Após a conclusão na avenida Beira Rio, a obra seguirá, nos próximos meses, por outras ruas da região central da cidade até alcançar a Linha Vermelha e o bairro Nova Brasília, onde moradores e comerciantes sofrem prejuízos durante as épocas de fortes chuvas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semo), também serão beneficiados pelas obras de macrodrenagem, direta ou indiretamente, bairros como Santo Antônio, Jardim América, IBC, Otton Marins, Zumbi, Basileia, Recanto, São Francisco de Assis e Estelita Coelho Marins.

As intervenções vão abranger 1,385 km da avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha) e trechos de dez ruas do bairro Nova Brasília e do Centro, totalizando mais de 3 km de vias a serem contemplados com obras de micro e macrodrenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo, além de sinalização horizontal, vertical e semafórica.