Sala Levino Fanzeres

Com fotos e literatura, exposição resgata história do carnaval de Cachoeiro

Mostra tem entrada gratuita e pode ser conferida até 17 de março
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Sala Levino Fanzeres, localizada na Casa da Memória, em Cachoeiro, já entrou no clima do carnaval. Está em cartaz no espaço cultural, com entrada gratuita, a exposição “Alegria, alegria: viva a folia”, que reúne fotos, livros e registros jornalísticos que resgatam um pouco da história da festa popular no município.

Ornamentada com máscaras, fitas e outros elementos carnavalescos, a sala proporciona ao visitante uma viagem no tempo. As imagens retratam cachoeirenses fantasiados, desfiles, bonecos gigantes e outros aspectos da folia, em diferentes épocas.

Na parte literária da mostra, o público tem contato com uma crônica de ninguém menos que Rubem Braga (1913-1990). No texto, intitulado “Os carnavais de antigamente”, o ilustre cachoeirense apresenta lembranças e impressões sobre os festejos na cidade, do tempo em que era criança.

Também está disponível para leitura o capítulo do livro “Voltando ao Cachoeiro Antigo”, de Manoel Gonçalves Maciel, dedicado ao carnaval do município e sua importância para o Espírito Santo.

“Fazer memória dos antigos carnavais reforça a realização desta festa, que tem grande tradição em nossa cidade”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Organizada em parceria com a Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” e o Arquivo Público Municipal de Cultura “Sala Evandro Moreira”, a exposição pode ser conferida até 17 de março, de segunda a sexta, das 9h às 15h. A Casa da Memória fica na rua Vinte e Cinco de Março, 118.

Programação Carnaval 2023
Para o Carnaval 2023, a Prefeitura de Cachoeiro preparou uma programação especial, com diversão para toda família. A festa começa nesta sexta (18), às 18h. Todos eventos serão realizados na Praça de Fátima, Centro. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br/carnaval2023.