Com risco de queda, palmeiras da Praça Jerônimo Monteiro serão substituídas

Necessidade de remoção de todas as palmeiras é apontada por pareceres técnicos
Foto: Reprodução/Google

Por apresentarem risco real de queda, as palmeiras da Praça de Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro, precisarão ser substituídas por novas árvores. A medida visa prevenir acidentes, resguardar a vida das pessoas que usam o espaço e evitar danos materiais.

A necessidade de remoção de todas as palmeiras, que são da espécie Imperial (Roystonea Oleracea) e foram plantadas há mais de 20 anos, é apontada por pareceres técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb) e da Defesa Civil.

Em vistorias, servidores dos órgãos identificaram condições que comprometem a saúde e a estabilidade das estruturas arbóreas, como danos ocasionados por pragas e doenças, inclinação do caule, raízes prejudicadas e a queda constante de folhas.

Por serem árvores de grande porte, com potencial de causar graves danos em caso de queda, a retirada é indicada como medida urgente e indispensável para garantir a segurança de todos no local, que recebe fluxo intenso de pedestres e conta com ampla área de estacionamento. A supressão está programada para o próximo fim de semana.

Renovação verde

No lugar das palmeiras, serão plantadas outras árvores. A Semurb vai selecionar espécies adequadas à arborização urbana que forneçam sombra e beleza à praça, mas que também contribuam para a biodiversidade local.

“Entendemos o apego emocional que muitos de nós temos pelas palmeiras, que fazem parte da nossa memória coletiva, e é por isso que estamos planejando um processo de substituição cuidadoso e sustentável”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Antonio Carlos Valente.