Notícias

Seminário

Combate à clandestinidade de produtos de origem animal em debate na Exposul

Na programação, estão incluídas palestras e mesas redondas com especialistas
Foto: Divulgação/PMCI

Em maio, Cachoeiro de Itapemirim receberá o II Seminário Estadual de Combate à Clandestinidade de Produtos de Origem Animal. O evento será realizado no dia 5, das 8h30 às 15h30, na Exposul Rural 2023, que ocorrerá no novo Centro de Eventos do Parque de Exposição, no bairro Aeroporto.

Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), o seminário é direcionado a agroindústrias legalizadas; corpo técnico dos serviços de inspeção municipal de todo o estado; vigilâncias sanitárias dos municípios; agroindústrias informais; produtores rurais; estudantes das áreas de veterinária, agronomia e engenharia agronômica; veterinários e público em geral.

Serão disponibilizadas 250 vagas. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site apps.cachoeiro.es.gov.br/capacita.

Na programação, estão incluídas palestras e mesas redondas com a participação de especialistas, que vão abordar o assunto de diversas perspectivas – confira a programação completa abaixo.

O seminário tem como foco o combate à venda de produtos de origem animal sem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), bem como melhorar a qualidade das atividades desempenhadas por produtores rurais, indústrias e agroindústrias.

“A procura por produtos com preços mais baixos no mercado favorece o aumento simultâneo de abate clandestino de animais. Assim, o seminário tem grande importância, sobretudo, nesse momento, para apontar saídas aos municípios, para combater os abates clandestinos e, ao mesmo tempo, proteger os nossos consumidores, para que possam estar, de fato, consumindo produtos inspecionados, com a qualidade necessária para a comercialização e consumo”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Interior, Carlinhos Miranda.

Programação

8h30 – Credenciamento e recepção com café da manhã;

9h – Palestra: “Processos de legalização e fortalecimento das agroindústrias de pequeno porte (GEAPP e SIM)”; com Anderson Teixeira Baptista – médico veterinário (UENF) e fiscal agropecuário do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF);

10h – Palestra: “A importância da qualidade da água na agroindústria de pequeno porte”, com Jackson Fernandes de Freitas, engenheiro de alimentos e Mestre em Engenharia Mecânica – Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG);

11h – Palestra “Segurança alimentar, empoderamento feminino e agroindústrias”, com Daniele Custódio Gonçalves das Neves, economista doméstica (UFRRJ); especialista em Gestão e Estratégia do Agronegócio (UFRRJ); mestre em Práticas de Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ) e doutoranda em Alimentos e Nutrição (UNICAMP);

13h – Palestra: “Agroindústria como forma de empreender no campo e agregar renda”, com Francisca Rodrigues Gonçalves, bacharel e licenciada em Economista Doméstica; especialista em Gestão de Agronegócio e em Desenvolvimento de Comunidade Rural.

14h – Mesas redondas temáticas