80 locais

Combate à dengue: veja cronograma do termonebulizador em maio

Serviço auxilia no controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças
Foto: Patricia Pim/PMCI

Neste mês de maio, 80 bairros e localidades de Cachoeiro vão receber o serviço de pulverização com termonebulizadores, ação volante de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Nesta quarta-feira (3), receberam o serviço os bairros Monte Belo, Nossa Senhora da Glória, União Coronel Borges e São Luiz Gonzaga.

Na quinta-feira (4), será a vez do Amaral, Baiminas, Bela Vista, Costa e Silva, Arariguaba e Nossa Senhora Aparecida – confira abaixo o cronograma completo para o resto do mês.

O trabalho, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é complementar ao realizado pelos agentes de combate às endemias com bombas costais.

O termonebulizador é usado pela manhã e à noite, podendo ser adiado a depender das condições do clima, como chuva e vento forte. A recomendação é a de que os moradores abram as janelas e portas de suas casas, quando o veículo passar, a fim de maximizar a eficácia da ação.

“Trata-se de um equipamento que emite uma névoa fina de inseticida, capaz de atingir locais de difícil acesso e eliminar os mosquitos adultos, sendo um importante aliado no combate à dengue. Entretanto, é importante que a população também faça sua parte e siga as orientações das autoridades de saúde, evitando o acúmulos de águas em suas residências”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde.

Cronograma do termonebulizador para o mês de maio

03/05 – Monte Belo, Nossa Senhora da Glória, União, Coronel Borges e São Luís Gonzaga.

04/05 – Amaral, Baiminas, Bela Vista. Costa e Silva, Arariguaba e Nossa Senhora Aparecida.

05/05 – Independência, Santa Helena, Ibitiquara, Nossa Senhora da Penha, Santa Cecília, Ferroviários e Abelardo Machado.

08/05 – Aquidaban, Novo Parque, Bom Pastor, Fé e Raça e Rubem Braga.

09/05 – Teixeira Leite, Elpidio Volpini, Village da Luz, Paraíso e São Geraldo.

10/05 – Guandu, Amarelo, Sumaré, Alto Amarelo, Centro e Gilberto Machado.

11/05 – Vila Rica, Maria Ortiz, Campo Leopoldina, Basileia e Recanto.

12/05 – Nova Brasília, Zumbi, Alto Eucalipto, Parque Laranjeiras, Otton Marins e Santo Antônio.

15/05 – IBC, Jardim América, São Francisco de Assis, Alto Monte Cristo, Monte Cristo e Jardim Itapemirim.

16/05 – Agostinho Simonato, Gilson Carone, Coramara e Luiz Tinoco da Fonseca.

17/05 – Boa Esperança, Caiçara, Waldir Furtado Amorim, Central Parque, São Lucas e Marbrasa.

18/05 – Aeroporto, Boa Vista, Rui Pinto Bandeira e Córrego do Óleo.

19/05 – Sambra, Santo Antônio, Soturno, Gironda, Alto Moledo, Itaoca e Córrego Vermelho.

22/05 – Córregos dos Monos, Córregos do Brás e São Joaquim.

23/05 – Pacotuba, Burarama, Coutinho e Conduru.