Notícias

Sem cobrança

Começa fase de testes do estacionamento rotativo

Monitores da empresa responsável orientam condutores sobre como usar o parquímetro
Foto: Marcia Leal/PMCI

Começou nesta segunda-feira (4) a fase de testes do novo estacionamento rotativo de Cachoeiro. Os motoristas terão 30 dias para assimilar o funcionamento do sistema, sem que haja cobrança de tarifas.

Uma das formas de garantir a vaga é via parquímetro. Nos locais onde os equipamentos estão instalados, atuam monitores da concessionária do serviço, para esclarecer dúvidas dos condutores sobre a utilização.

“O sistema é de fácil entendimento e o instrutor também ajudou bastante. A ideia do rotativo foi muito boa, temos vagas para todos, deficientes, idosos, e não precisamos nos preocupar em parar longe do Centro, pois agora existe uma rotatividade maior de carros para essa região”, afirma o motorista José Francisco Fonseca.

“Esse serviço tem tudo para ser bom. A explicação do monitor foi muito boa e simples. Acredito que vai ajudar muito, principalmente neste fim de ano, porque as ruas ficam lotadas, e, tendo mais rotatividade de vagas, podemos fazer nossas tarefas tranquilos durante o dia”, avalia o vendedor Heraldo Biazatti.

Aplicativo

A outra opção para utilizar o rotativo é baixar o aplicativo de celular Cachoeiro Digital, disponível em todas as lojas virtuais.

Também está prevista para as próximas semanas a disponibilização de tíquetes do estacionamento em pontos de vendas do comércio local. Assim, o motorista poderá efetuar o pagamento do rotativo nos parquímetros, nos dispositivos móveis pelo aplicativo ou através desses bilhetes.

“O novo rotativo é uma ferramenta de gestão de mobilidade que irá contribuir com a democratização do espaço público, uma vez que cada vaga de estacionamento, em média, pode ser multiplicada por cinco, aumentando o acesso das pessoas à cidade e fortalecendo o comércio local”, explicou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.