Começam as ações da campanha Maio Amarelo em Cachoeiro

Nós somos o trânsito é o tema deste ano, que visa a redução de acidentes e infrações no trânsito

“Nós somos o trânsito”. Este é o tema deste ano da campanha Maio Amarelo, que em Cachoeiro foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (2), em solenidade no plenário da Câmara Municipal. Por meio de programação preparada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), serão promovidas  ao longo deste mês diversas ações para estimular discussões e atitudes voltadas à redução do número de acidentes e infrações no trânsito.

No evento de abertura, que contou com a participação de representantes do executivo e legislativo municipais, do 9º Batalhão de Polícia Militar, do Detran-ES, empresas de transporte coletivo e estudantes, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Júnior, destacou a importância da adesão de todos à proposta da campanha.

“Que cada um de nós faça a sua parte para melhorar o trânsito de Cachoeiro, mudando de comportamento e, assim, respeitando as leis vigentes”, disse Guedes, que aproveitou a ocasião para pontuar, também, intervenções e melhorias em sinalização feitas recentemente pela Semset.

O gerente de Educação de Trânsito da prefeitura, Paulo Xavier Bento, explicou sobre o significado do Maio Amarelo e frisou, ainda, que a paz no trânsito deve ser tratada com prioridade no município. “Se os usuários da via respeitarem as sinalizações, já é um meio eficaz de evitar acidentes”, comentou.

As ações alusivas ao movimento vão ocorrer  sob coordenação do departamento de Educação Cidadã da Semset. A equipe fará panfletagens em diversos pontos da cidade, nos semáforos, comércio e veículos estacionados, principalmente na região central.

Também serão ministradas palestras com o tema da campanha em instituições de ensino, Tiro de Guerra, empresas de transporte e associação de moradores do bairro Gilson Carone. Além disso, haverá panfletagem durante o evento Ação Global, que acontecerá no Sesi, no dia 26 de maio.

Sobre o movimento

O Movimento Maio Amarelo, lançado pela ONU, nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

O objetivo é tornar o tema “trânsito” pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governo e entidades em ações que contribuam para a redução de acidentes tornando o trânsito mais seguro para todos. No Brasil, morrem por ano uma média de 50 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito.

O movimento segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, que ficou conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos.