Em São Vicente

Comunidade de Vargem Alegre celebra o 13 de maio neste sábado (6)

Apoiado pela Prefeitura, evento contará com diversas apresentações culturais
Foto: Luan Volpato

Com apoio da Prefeitura de Cachoeiro, a comunidade quilombola de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, realizará, neste sábado (6), a tradicional festa “Raiar da Liberdade”, que relembra a abolição da escravatura no Brasil (13 de maio de 1888).

O evento acontecerá a partir das 17h20, na própria comunidade, com missa, apresentações culturais com grupos de cultura popular e feijoada.

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), a gestão municipal disponibilizará palco e equipamentos de som para as atrações culturais.

Além disso, na ocasião da festa, será realizada mais uma edição do projeto Roda do Mês, que conta com patrocínio municipal por meio da Lei Rubem Braga, de incentivo cultural.

O projeto consiste na realização de rodas de conversa e rodas de caxambu, que promovem a interação entre diferentes grupos culturais. Além de fortalecer os grupos e estreitar os laços entre os seus componentes, os ensinamentos do caxambu são transmitidos às crianças e aos adolescentes na prática, contribuindo para a preservação dessa cultura secular.

Programação do Raiar da Liberdade

17h20 – Recepção dos convidados

17h30 – Missa de Ação de Graças

18h40 – Abertura oficial

19h – Grande fogueira com apresentação de diversos grupos

20h50 – Encerramento com apresentação do grupo de caxambu Alegria de Viver e feijoada

Como chegar a Vargem Alegre

Para chegar ao local do evento, o público pode seguir pela rodovia Cachoeiro X Castelo. Na Usina São Miguel, entrar na estrada em direção a São Vicente. Antes de chegar ao distrito, é necessário virar à esquerda e seguir por um pequeno trecho de estrada até Vargem Alegre.