Inclusão

Conferência debateu construção de um Brasil mais inclusivo para pessoas com deficiência

Evento foi realizado no auditório da Faculdade São Camilo
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta terça-feira (20), em Cachoeiro, foi realizada a IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) junto do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório do Centro Universitário São Camilo, localizado no bairro Paraíso.

O congresso, intitulado “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, foi conduzido pela palestrante Sueli Teixeira Bessa.

“Estamos neste local para que todos possamos pensar em práticas que elevam as condições de vida das pessoas com deficiência e, para isso, precisamos elencar o que precisa ser mudado, o que precisa ser melhorado para alcancemos o que desejamos”, explica Sueli.

A ação foi aberta ao público e debateu a discussão e a articulação de propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos de todas as pessoas com deficiência.

No evento, foram apresentados, também, cinco eixos de debate: “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência”; “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas”; “Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência”; “Direito a cessibilidade” e “Desafios para comunicação universal”.

Presente na ação, Marcos Antônio do Espírito Santo, presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, disse ser necessária a discussão que promova melhorias estruturais que dignifiquem a vidas das mais de 14 mil pessoas com deficiência em Cachoeiro.

“A Conferência é de extrema importância para debater ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. É um espaço em que ideias precisam ser debatidas e transformadas em realidade”, expressa.

“O que a Conferência possibilita é a capacidade de alinharmos a técnica com as ideias. Queremos que aquilo que debatermos e aprendermos se torne ações que vão nos proporcionar uma vida melhor”, salienta o presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, José Antônio Souto Siqueira.

“Estamos muito felizes, porque acreditamos que essa Conferência trará resultados bons. Esse é um evento muito importante para possamos trabalhar para dar mais dignidade para as pessoas com deficiência”, expressa a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Roselane de Araújo Lima Barreira.