Fortalecimento

Conferência vai debater fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social

Objetivo é fortalecer serviços, que têm os Cras como porta de entrada
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro realizará, segunda (10) e terça-feira (11), a XIV Conferência Municipal de Assistência Social. A ação será realizada no ginásio do Programa de Promoção e Assistência Social “Casa Verde”, na rua Elizário Cortes Imperial, no bairro Teixeira Leite.

Nesta edição, gestores públicos, técnicos da área e representantes da sociedade civil vão debater o tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (Suas): o Suas que temos e o Suas que queremos”.

A palestrante da conferência magna, na segunda (10), será Cyntia Figueira Grillo, secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão e Estratégia e Psicanálise Clínica. A palestra será às 19h.

Na terça (11), serão explanados cincos eixos temáticos: “financiamento”; “controle social”; “articulação entre os segmentos: como potencializar a participação social no Suas”; “serviços, programas e projetos: universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no Suas” e “benefício e transferência de renda: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do Suas”.

O evento será presidido, de forma colegiada, pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comasci) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

“A conferência é um evento de extrema importância para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas). É uma oportunidade única para discutirmos os desafios e as melhorias necessárias em nossa política social, para torná-la ainda mais inclusiva e eficiente. Contamos com a presença de todos para, juntos, construirmos um Suas cada vez mais preparado para atender às necessidades de nossa comunidade”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

Quem tiver interesse em participar deve preencher e enviar a ficha de credenciamento para o e-mail conselhos.semdes@gmail.com, até sexta-feira (7). O documento está disponível na Secretaria Executiva dos Conselhos da Semdes, que fica na rua Agripino de Oliveira, 60 (prédio do Sindicato Rural), sala 14.

Programação:

Dia 10/07/2023 (segunda-feira)
18h30 – Credenciamento
19h às 21h – Abertura Oficial
• CONFERÊNCIA MAGNA – TEMA: “RECONSTRUÇÃO DO SUAS: O SUAS QUE TEMOS E O SUAS QUE QUEREMOS”
Palestrante: Cyntia Figueira Grillo – Secretária da SETADES, Formada em Administração de Empresas e Pós Graduada em Gestão e Estratégia e Psicanálise Clínica.

Dia 11/07/2023 (terça-feira)
07h30 – Credenciamento
08h30 – Café da Manhã
09h – Apresentação de vídeos com trabalho das Instituições socioassistenciais
09h30 – Leitura e Apreciação do Regimento Interno
10h – Orientações e Instalação dos Grupos de Trabalho
EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;
EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS;
EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS
EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
12h – Almoço
13h– Apresentação do Grupo de Pagode da APAE
14h – Instalação da Plenária Final para Análise, discussão e aprovação das propostas dos grupos.
16h – Eleição dos Delegados à 15ª Conferência Estadual de Assistência Social