Balanço

Confira as principais ações da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos em 2023

Balcão de Empregos realizou quase 2,2 mil atendimentos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Balcão de Empregos, atividades de conscientização e qualificações profissionais foram algumas das ações realizadas, pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit), em 2023.

Balcão de Empregos

Neste ano, o Balcão de Empregos realizou 2.189 atendimentos, entre serviços de carteira de trabalho digital, seguro-desemprego e informações gerais. Mais de 190 atendidos foram contratados para o mercado de trabalho e mais de 270 foram encaminhados para entrevistas com empresas.

Em relação à documentação, houve 284 emissões e renovações de carteira de trabalho digital e 287 emissões e renovações de carteira de identidade.

Qualificação gratuita
A Semcit promoveu, também, neste ano, cursos de qualificação gratuitos. Ao todo, foram oito formações, das quais sete foram em parceria com o Senac. Os cursos atraíram cerca de 250 alunos.

Aos participantes, foram ofertadas aulas de: cuidador de idosos; operador de computador; depilador; manicure e pedicure; cuidador infantil; confecção de tapetes de retalhos e de fuxicos; assistente de recursos humanos e administração de propriedades de regime de agricultura familiar.

Atividades de conscientização
Em 2023, a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos também promoveu eventos voltados para datas e ações de conscientização.

Foram realizadas a IV Conferência Municipal de Juventude; o Cuidando Delas; o Santo de Casa faz Milagre; ações do Agosto Lilás; o I Fórum LGBTQIPN+; o SAWBONA; o lançamento dos programas Novo Ciclo e Rosa dos Ventos e as Pré-Conferências de Juventudes.

Mais de 2.200 pessoas participaram das ações.

Artesanato
O setor do artesanato, também, teve significativas ações neste ano. Os artesãos e trabalhadores manuais de Cachoeiro puderam participar de cinco feiras, em 12 locais, fora do município, promovidas pela Aderes. Com isso, o setor apresentou um faturamento em torno de 200 mil.

Além disso, houve mais 16 emissão de carteira no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e duas renovações.

Economia Solidária
A Semcit, em 2023, realizou os primeiros cadastros na Economia Solidária.

Esse foi um trabalho que envolveu qualificação da equipe técnica, com participação em cursos, reuniões, no 20° Encontro Nacional de Gestores em Economia Solidária, além da divulgação e do fomento da Economia Solidária, nas Feiras do Produtor Rural, para identificação dos empreendimentos no referido regime e posterior cadastro (CADSOL).