Faça sua parte

Confira medidas para combater o mosquito da dengue em casa

Rotina de vistoria e limpeza semanal é fundamental no combate ao Aedes aegypti
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, a Prefeitura desenvolve ações constantes para combater o mosquito da dengue. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio dos agentes de endemias, realiza vistorias em imóveis, atividades educativas e bloqueios epidemiológicos em áreas com casos da doença. Mais recentemente, incorporou uma nova arma a essa luta: o termonebulizador, para aplicação de inseticida nos bairros e distritos.

Mesmo com todos esses esforços somados, é fundamental que cada cidadão faça sua parte, para ajudar a conter o avanço dos casos de dengue, no município, que já passam dos 3,3 mil neste ano.

Afinal, a grande maioria dos focos do mosquito é encontrada em residências, o que demonstra a necessidade de que a população mantenha uma rotina de vistoria e limpeza semanal em suas moradias e terrenos, para evitar condições para procriação do inseto.

Confira alguns passos para afastar o Aedes aegypti de sua casa:

• Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
  • Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
  • Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre as bocas para baixo.
  • Proteja ralos sem tampa com telas finas.
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
  • Não jogue lixo em terrenos baldios.
  • Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
  • Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
  • Se guardar pneus velhos, retire toda a água e os mantenha em locais cobertos, protegidos da chuva.
  • Lave, com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos, uma vez por semana.
  • Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
  • Quando o agente de endemias – devidamente identificado – pedir para fazer a vistoria de rotina, permita a sua entrada.
  • Se for viajar por longo período, certifique-se de que não está deixando nenhum recipiente em local onde possa acumular água.