Neste sábado (1º)

Confira o que funciona em Cachoeiro no feriado do Dia do Trabalhador

O fato de Cachoeiro estar em risco alto para covid-19 pode gerar dúvidas sobre o que pode funcionar no município neste sábado (1º), feriado nacional do Dia do Trabalhador.

A Prefeitura esclarece que, nessa classificação, não é vedado o funcionamento das atividades econômicas em feriados, com exceção dos bares, que não podem ter atendimento presencial em nenhum dia.

A abertura de lojas, galerias, centros comerciais, lanchonetes, restaurantes, shopping center e atividades essenciais, como os supermercados, depende de acordos coletivos de trabalho dos segmentos. Se optarem pelo funcionamento, os estabelecimentos devem respeitar os horários e medidas qualificadas estabelecidos para cada segmento.

Aos sábados, shoppings, galerias e centros comerciais, incluindo as suas praças de alimentação, podem funcionar por 4 horas diárias, com atendimento presencial até as 16h; o comércio de rua, das 8h às 12h; restaurantes, pizzarias, casas de lanche noturnas e similares, das 10h às 16h; e lanchonetes, das 7h às 13h.

Para as atividades essenciais, não há restrições de horários. No caso das farmácias, entretanto, estão autorizadas a abrir apenas as que figuram no plantão estabelecido pela Vigilância Sanitária municipal para este fim de semana – confira a lista na área de serviços do site www.cachoeiro.es.gov.br.

Serviços municipais

No que diz respeito aos serviços públicos municipais, confira o funcionamento:

Transporte coletivo

Os ônibus do transporte coletivo e os carros do Ir e Vir não circularão neste fim de semana.

Feira livre

A feira livre do Nova Brasília, que acontece das 5h às 9h, em frente ao Ginásio de Esportes, será realizada normalmente neste sábado (1º).

Saúde

As unidades de Pronto Atendimento funcionarão 24h, normalmente. São elas: UPA do bairro Marbrasa; Paulo Pereira Gomes”, no Baiminas (referência para pacientes com sintomas de covid-19); PA de Itaoca (cuja ambulância pode ser acionada pelo telefone 3539-1285); e Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Aquidaban (para crianças menores de 12 anos).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá ser acionado, a qualquer hora, pelo telefone 192, em casos de urgência e emergência.

Limpeza e cemitério

Na limpeza pública, a coleta de lixo funcionará normalmente. Também haverá funcionários em regime de escala, atuando no cemitério municipal do Coronel Borges. Eles atenderão das 7h às 17h e, depois desse horário, haverá um servidor de plantão na capela.

Guarda Municipal, agentes de trânsito e Defesa Civil

Os agentes de trânsito atuarão em regime de plantão.

A Guarda Civil Municipal trabalhará, normalmente. Tanto os agentes quanto os guardas poderão ser acionados, em caso de necessidade, via 190 (Ciodes). A Defesa Civil deixará servidores de sobreaviso que atenderão, a qualquer hora, pelo telefone (28) 98814-3497.

Espaços culturais

Os espaços culturais permanecem fechados, neste fim de semana, como medida de prevenção contra o coronavírus.

Ouvidoria

A Ouvidoria receberá solicitações de serviços, dúvidas e elogios, por meio do aplicativo “TodosJuntos”, que pode ser baixado, gratuitamente, na loja de aplicativos de qualquer celular. Funciona 24h, inclusive aos feriados. Outra opção é a página www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral.

Disk Aglomeração

Os moradores podem ligar para o 153, em qualquer dia, no horário das 7h às 17h, para registrar denúncias sobre aglomerações e outras infrações às regras estabelecidas para o combate ao coronavírus. Além desse, há canais digitais, que podem ser utilizados a qualquer hora: o aplicativo de celular “Todos Juntos”, o Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral),a página Cachoeiro Online (www.cachoeiro.es.gov.br/online) e o WhatssApp Cachoeiro Online (98803-9552), 4ª opção.