Mandato 2020-2024

Confira o resultado da votação para conselheiros tutelares de Cachoeiro

Eles vão exercer atividades que promovam a garantia de direitos para crianças e adolescentes no município

Moradores de Cachoeiro de Itapemirim escolheram, no domingo (6), os dez conselheiros tutelares (ver lista abaixo) que tomarão posse em janeiro de 2020, para um mandato de quatro anos. A eleição foi realizada na escola estadual “Áttila de Almeida Miranda”, no bairro Vila Rica.

Das 8h às 17h, 5.518 pessoas compareceram às urnas cedidas pela Justiça Eleitoral para votar, em uma eleição em que o comparecimento foi facultativo. Desses, 5490 foram válidos, oito em branco e 20 nulos.

Vinte e nove pessoas concorreram às dez vagas para as duas regionais do conselho. Em caso de desistências, será acionada a lista de suplentes. Os eleitos passarão por uma qualificação, em que se aprofundarão sobre defesa de direitos das crianças e dos adolescentes, a rede de serviços de proteção e outros assuntos ligados à área.

Uma vez empossados, eles atuarão nas regionais de Cachoeiro de Itapemirim (cinco conselheiros em cada uma) no quadriênio 2020/2024, exercendo atividades que promovam a garantia de direitos para crianças e adolescentes no município.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consemca), Claudineia Debona, a votação foi tranquila.

“Nós montamos uma logística com vários colaboradores, incluindo servidores dad secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Segurança, conselheiros do Consemca, Polícia Militar, Ministério Público e Tiro de Guerra. Ao todo, foram 130 pessoas diretamente envolvidas, que contribuíram para o processo ser muito organizado”, contou Debona.

Leandro Vieira das Neves – 543
Elizabeth de Oliveira – 398