Saiba onde ir

Confira orientações sobre a testagem para Covid-19 em Cachoeiro

Morador precisa procurar local mais adequado ao seu caso
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde aposta na descentralização da oferta de testagem para a Covid-19, para melhor atender a população. Mais de 2 mil testes são disponibilizados diariamente – de segunda a sexta – na rede municipal de saúde, somando as quantidades oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no ponto itinerante de testagem.

Com a alta taxa de transmissão da Covid-19 registrada no município, a procura pelo serviço cresceu muito. Por isso, é fundamental que o morador saiba qual desses locais é a opção mais adequada para seu caso.

Ponto itinerante

O atendimento no ponto itinerante de testagem é livre: pode ser feito por pessoas com ou sem sintomas gripais. Nesta semana, até sexta-feira (28), ele funcionará das 8h às 12h e das 13h às 15h, no campus da faculdade Multivix, no bairro Independência (rua Moreira, prédio do antigo Ateneu). São oferecidos 450 testes por dia. Quem testa positivo já sai do local com atestado médico e orientação para cumprir o período de isolamento domiciliar.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Já nas UBS dos bairros e distritos, os testes são direcionados às pessoas com sintomas gripais considerados leves, como coriza, garganta inflamada e espirros. Cada unidade oferece, em média, 40 testes por dia – 20 a partir das 8h e mais 20 a partir das 13h, de segunda a sexta. Antes, o paciente é avaliado por profissional de saúde.

É importante que a população compreenda que a oferta de testes é apenas um dos muitos serviços rotineiros que são realizados nas UBS.

“Nossas equipes precisam se dedicar a outros atendimentos e estamos vivendo um período delicado, de crescimento da taxa de contágio de Covid e de gripe, que faz aumentar a procura pelos serviços. Somado a isso, temos um aumento expressivo do número de servidores que precisam se afastar de suas atividades por terem sido infectados. Desse modo, é fundamental que apenas as pessoas com sintomas respiratórios leves busquem atendimento nas unidades”, explica o secretário de Saúde, Alex Wingler.

Unidades de Pronto Atendimento

Paras as unidades de Pronto Atendimento (PA) do município – do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, a UPA do bairro Marbrasa e o PA do distrito de Itaoca – devem se dirigir somente as pessoas com sintomas respiratórios mais graves, como falta de ar, febre alta e dores intensas.

“As pessoas não devem acessar os PAs buscando fazer o teste. Nessas unidades, testamos quem tem quadros mais graves, identificados pelas equipes de saúde. É fundamental que esse regramento seja respeitado, para o bom andamento do atendimento oferecido nesses locais”, explica o secretário.

Os PAs funcionam 24h, todos os dias, e estão realizando, em média, 250 testes por dia.