Eleição na segunda-feira (9)

Três concorrem ao título de Cachoeirense Ausente de 2022

Honraria foi criada em 1939 pelo poeta Newton Braga, como forma de homenagear conterrâneos residentes em outras cidades
Foto: Márcia Leal/PMCI

Três candidatos concorrem ao título de Cachoeirense Ausente Nº1 de 2022. Criado, há 83 anos, pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga, a honraria é concedida, anualmente, em junho, a um cachoeirense que vive e se destaca profissionalmente em outras cidades.

Um dos postulantes ao título, Ricardo Rocha da Silva reside em Vila Velha. Pai de quatro filhos, serviu ao Exército Brasileiro, no Primeiro Batalhão de Guardas, no Rio de Janeiro. Em 1997, entrou para a Polícia Militar do Espírito Santo, onde exerce, até hoje, suas funções militares no Batalhão de Missões Especiais. Quando em solo cachoeirense, Ricardo morava no Morro Farias, região central da cidade.

Outro candidato à honraria, Evandro Vieira Ribeiro, destaca-se na área do empreendedorismo. Com residência em Belo Horizonte, dedica-se à promoção da cultura da qualidade e à inovação, em um movimento que busca a melhoria de empresas e pessoas. Em Cachoeiro, Evandro era morador do bairro Amarelo.

Maria da Conceição Castelar de Souza é o terceiro nome inscrito para concorrer ao título de Cachoeirense Ausente. Moradora de Vitória, capital do Espírito Santo, ela é empresária, fundadora de uma grande rede de lojas de calçados, que emprega milhares de capixabas. Em seu tempo em Cachoeiro, residiu no bairro Recanto.

As indicações foram formalizadas, no último mês, por familiares e amigos dos candidatos, que cadastraram currículos com os dados pessoais e profissionais dos concorrentes na Prefeitura.

Eleição será próxima semana

A eleição será na próxima segunda-feira (9), às 9h, no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários. A escolha será feita por meio de votação secreta com representantes das instituições listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulariza a Lei Municipal Nº 6.960/2014, que se refere à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro.

Nos anos de 2020 e 2021, a eleição do Cachoeirense Ausente Nº 1 não foi realizada, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, tendo sua última edição acontecido no ano de 2019. Na ocasião, a professora e nutricionista Neuza Maria Brunoro Costa, que reside no município de Alegre, recebeu a honraria.

Relembre os cachoeirenses ausentes eleitos nos últimos anos

2019 – Neuza Maria Brunoro Costa

2018 – José Eduardo Coelho Dias

2017 – Acácio Moraes Frauches