Sociedade civil

Conselho da Juventude abre inscrição para eleição de novos membros

Eleição ocorrerá no dia 6 de agosto, na Praça de Fátima
Foto: Divulgação/PMCI

O Conselho Municipal da Juventude de Cachoeiro de Itapemirim (CMJCI) realizará eleição de novos membros. Poderão se candidatar, a partir desta quarta-feira (6), representantes de grupos e ou coletivos de segmentos da sociedade civil – religiosos, estudantis, de direitos humanos, culturais, trabalho e renda, mulheres, coletivo de defesa e proteção da igualdade racial, LGBTQIA+, esporte e outras representações.

As inscrições vão até 4 de agosto e podem ser feitas via e-mail cmici@hotmail.com, seguindo as instruções contidas no ato convocatório publicado no site www.cachoeiro.es.gov.br/inscricoes-cmj. Os candidatos devem ter de 18 a 29 anos, residir em Cachoeiro e não ocupar cargo eletivo ou público.

Além disso, é preciso pertencer a entidade reconhecida com atuação na área de juventude ou pertencer a movimentos populares da respectiva política pública à qual pretende representar e outras formas de representatividade, como coletivos culturais, ativismo, militância e voluntariado.

A eleição está marcada para o dia 6 de agosto, às 9h, na Praça de Fátima (sede da Subsecretaria de Cidadania e Direitos Humanos), tendo como regras as dispostas pela Lei Municipal n.º 7.509/2017, Regimento Interno do CMJCI – Portaria º 1.378/2019. Depois da apresentação dos candidatos, será aberta a votação.

Poderá votar todo o jovem residente em Cachoeiro, que tenha entre 18 e 29 anos, habilitado pela mesa receptora de votos, bastando, para tanto, apresentação de documento de identidade com foto (RG ou CNH).

A subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Valquíria Rigon Volpato, lembra que a participação da juventude é fundamental para a gestão democrática e o fortalecimento de políticas públicas para a área. “A recomposição do Conselho Municipal de Juventude de Cachoeiro de Itapemirim é de extrema importância para o fortalecimento dos debates para construção de políticas públicas mais assertivas com relação aos jovens; conselho é ferramenta de debate e implementação de propostas”, frisa.