Mês da Mulher

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem nova composição

Posse de novos membros foi realizada nesta terça-feira (15)
Foto: Divulgação/PMCI

Tomaram posse, na manhã desta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Cachoeiro, os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cachoeiro que atuarão no biênio 2022-2023.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Victor Coelho, do vice-prefeito Ruy Guedes e de outras autoridades, além de representantes de entidades civis.

Composto por representantes da sociedade civil e do poder público municipal, o conselho tem como atribuições: a promoção da cidadania feminina, da equidade social das relações de gênero e o fortalecimento da população feminina por meio da capacitação; promoção da integração e articulação de programas de governo em diversas áreas da administração pública direta e indireta; monitoramento e proposição de políticas públicas comprometidas com a superação do preconceito e da desigualdade de gênero; o acompanhamento e fiscalização das leis, no que concerne aos direitos assegurados ao público, dentre outras.

“O Conselho dos Direitos da Mulher é um colegiado de extrema importância na construção de políticas públicas que garantam à mulher mais dignidade e espaço. A sociedade civil organizada desempenha um papel salutar ao trazer para a gestão os caminhos para cuidar melhor das mulheres da nossa cidade. Fomentar e incentivar os trabalhos desenvolvidos pelo conselho é uma determinação da administração municipal, para entrega de serviços efetivos com mais visibilidade, dignidade e acolhimento às mulheres cachoeirenses”, enfatiza Fayda Belo, representante titular da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), pasta em que responde pela coordenadoria executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres.

“Estou muito feliz porque vejo a participação muito grande das mulheres. Foi uma reunião bastante produtiva, pois estavam presentes autoridades e percebemos o interesse da sociedade em geral”, disse Marilene de Batista Depes, representante da União Cachoeirense de Mulheres (UCM) e atual presidente do conselho.

“O Conselho da Mulher é um parceiro fundamental da gestão municipal no desenvolvimento de ações que contribuam para tornarmos nossa cidade mais justa, igualitária e livre de violência e discriminação contra as mulheres”, afirmou o prefeito Victor Coelho.

A posse do conselho faz parte da programação do Mês da Mulher em Cachoeiro, que segue até o fim de março com diversas atividades voltadas ao público feminino. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br.

Confira a lista dos conselheiros empossados:

REPRESENTANTES DO GOVERNO:

I – SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEMGOV
TITULAR: Fayda Belo da Costa Gomes
SUPLENTE: Michele Alves de Oliveira

II – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEME
TITULAR: Roselane de Araujo Lima Barreira
SUPLENTE: Marcela Pereira Tabeline

III – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SEMUS
TITULAR: Angélica Barros da Silva
SUPLENTE: Valéria Cristina Gomes

IV – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO – SEMCULT