Crime de desobediência

Coronavírus: isolamento de áreas públicas de esporte e lazer volta a ser violado

Quem não respeita o fechamento dos espaços pode responder por crime de desobediência
Foto: Divulgação/PMCI

Mesmo com o fechamento dos espaços públicos de esporte e lazer de Cachoeiro, determinado por decreto municipal para conter a propagação do novo coronavírus, nesta semana, alguns locais voltaram a ser violados.

Até o dia 31 deste mês, tanto na sede quanto nos distritos, parques, praças, quadras, ginásios, campos e demais espaços públicos de uso comum, cercados ou não, destinados à prática de atividades esportivas, estão com a utilização proibida.

As equipes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) já isolaram, novamente, alguns locais, com correntes e cadeados. Nos espaços localizados no bairro BNH de Cima e no distrito de Conduru, os portões de acesso chegaram a ser arrancados e precisaram ser repostos.

No campo do Valão e nos bairros BNH de Baixo e Agostinho Simonato, também foi retirado o isolamento. Já na Praça da Bandeira, as telas de proteção foram cortadas.

“Essa medida de fechamento não é uma determinação exclusiva de Cachoeiro, é uma recomendação dos órgãos sanitários e foi adotada em várias cidades do país. Neste momento, todos nós precisamos nos conscientizar de que não utilizar os espaços públicos de lazer é uma maneira de se evitar aglomerações e contribuir para a proteção da saúde de todos”, frisa a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro está monitorando áreas do município em que têm sido registradas aglomerações relativas a atividades de lazer e tem intensificado o trabalho de orientação da população sobre respeitar o distanciamento social. A GCM ressalta que quem desacata a proibição de uso dos espaços esportivos está sujeito a responder, criminalmente, por desobediência.

Os moradores podem denunciar quem não cumpre as restrições por meio da Ouvidoria Geral do Município, pelos seguintes canais: Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral) e telefone 156 (de segunda a sexta, das 9h às 18h). Outra opção é o aplicativo de celular TodosJuntos. Basta baixá-lo, gratuitamente, pela loja virtual de qualquer celular, e realizar o cadastro.