Notícias

Estabelecimentos comerciais

Covid-19: Central de Fiscalização realizou mais de 16 mil vistorias em 2020

As ações ocorreram durante 4.043 incursões a bairros e distritos
Foto: Divulgação/PMCI

A equipe da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim responsável por fiscalizar o cumprimento das medidas de combate à Covid-19 em estabelecimentos comerciais realizou 16.782 vistorias em 2020. As ações ocorreram durante as 4.043 incursões dos fiscais a bairros e distritos de todo o município.

Junto às ações rotineiras – previamente planejadas, semanalmente –, a Central de Fiscalização apurou 2.927 denúncias feitas pela população. Desse total, 73% (2.142 denúncias) tiveram origem no Disk Aglomeração.

Com esse trabalho, 1.208 notificações a estabelecimentos foram expedidas. Houve 32 suspensões de estabelecimentos que não se adequaram às normas, mesmo após terem sido notificados por mais de uma vez.

As atividades da Central de Fiscalização tiveram início em março, logo após a implementação das medidas de combate à Covid-19 na cidade. Junho foi o mês com maior número de denúncias apuradas, 816, e julho foi o mês com mais vistorias realizadas, 3.077.

Além da fiscalização, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou atividades de conscientização de orientação no comércio e em áreas públicas da cidade a respeito da importância das medidas sanitárias durante a pandemia.

“Foi um ano muito desafiador para todos, tanto para a população e comerciantes, quanto para o poder público. Mas o saldo do trabalho da Central de Fiscalização é bastante positivo. Foram muitas vistorias realizadas e, de modo geral, a equipe foi bem recebida pelos donos dos estabelecimentos, pois têm consciência da gravidade da pandemia”, comenta o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Disk Aglomeração

O Disk Aglomeração de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, em 2020, mais de 6 mil denúncias de desrespeito a normas sanitárias anticoronavírus no município. O canal de atendimento 24 horas foi criado em maio do ano passado, com o objetivo de dar apoio às ações da Central de Fiscalização e da Guarda Civil Municipal (GCM) no combate à Covid-19.

“É um número de denúncias muito alto, os servidores que atuam no atendimento e os fiscais e guardas nas ruas se empenharam muito para atender a tantas demandas. Mas o trabalho segue firme. É preciso que cada um desempenhe o seu papel no combate à pandemia, que ainda não acabou”, destaca Ruy Guedes, vice-prefeito e coordenador do Serviço de Comando Operacional (SCO) para enfrentamento à pandemia em Cachoeiro.

O Disk Aglomeração realiza atendimentos 24 horas por meio do telefone 153. Outras opções de contato são a página da Ouvidoria Geral (cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral) e o aplicativo de celular “TodosJuntos”, que pode ser baixado, gratuitamente, na loja virtual de qualquer celular.