Campanha

Covid-19: mais 3.210 doses de vacina para idosos e trabalhadores da saúde

Profissionais da rede privada de saúde deverão se apresentar na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, nesta quinta-feira (18) mais 3.210 doses de vacina contra a Covid-19. Do total recebido, 1.827 são para pessoas de 75 a 79 anos, 1.133 para segunda dose em pessoas de 85 a 89 anos e 250 para trabalhadores da saúde.

Das doses para os trabalhadores da saúde, 120 são para os que atuam em estabelecimentos particulares, como clínicas e consultórios médicos e odontológicos, ambulatórios, laboratórios e farmácias, além de estudantes da área em estágio curricular.

Os profissionais da rede privada de saúde deverão procurar a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu a partir das 7h de segunda-feira (22). Além de levar o cartão de vacina e cartão do SUS ou CPF, o trabalhador terá de apresentar um dos seguintes documentos para comprovação: crachá junto a declaração do serviço de saúde onde atua; contracheque atual; contrato de trabalho; carteira de trabalho; carteira do conselho de classe junto a declaração do serviço de saúde onde atua. Para os estudantes em estágio, a orientação é a apresentação da declaração da instituição de ensino especificando a carga horária mínima de 16 horas semanais.

Pessoas de 75 a 79 anos, por sua vez, terão quatro opções de atendimento nesta sexta-feira (19): drive thru (sem que o idoso precise sair do carro) no Parque de Exposições do Aeroporto e no Pavilhão da Ilha da Luz, a partir das 9h; unidades básicas de saúde (para quem fez agendamento prévio até esta quinta-feira); Policlínica Municipal, a partir das 7h; e unidades básicas dos distritos de São Vicente, Conduru, Burarama, Coutinho, Córrego dos Monos, Soturno, Pacotuba e Itaoca, para quem mora no interior.

Já os idosos de 85 a 89 anos deverão comparecer na unidade em que tomaram a primeira dose para receber a segunda aplicação, na data marcada no cartão de vacinas. Caso a data caia em um fim de semana, o idoso deve ir à unidade na segunda-feira. O atendimento a esse público nas unidades de saúde é feito de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Os documentos necessários para os idosos são cartão de vacina e cartão do SUS ou CPF. É obrigatório o uso de máscara de proteção.

Mais de 90% das doses aplicadas

De acordo com o último levantamento da Semus, divulgado nesta quarta-feira (17), Cachoeiro já fez 15.304 vacinações, o que representa 93,92% das 16.293 doses recebidas. Dos vacinados, 3.342 tomaram as duas doses.

“O número de doses disponíveis no Brasil ainda é limitado, mas estamos conseguindo dar celeridade na aplicação das remessas que estão chegando gradativamente. É muito importante que cada um faça a sua parte, respeitando o período de quarentena, para que possamos superar essa situação da melhor maneira possível”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Saiba mais sobre a vacinação nesta lista de perguntas e respostas.