Sem comorbidades

Covid: 5.700 vagas para vacinação de pessoas de 50 a 59 anos

Agendamento on-line será aberto nesta sexta-feira (11)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quinta-feira (10), às 18h, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro abrirá agendamento on-line para vacinar 5.700 pessoas de 50 a 59 anos – sem comorbidades – com a primeira dose contra a Covid-19, a partir de segunda-feira (14).

As vagas são destinadas a moradores da sede do município. Para agendar, é preciso entrar no site www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacovid19 e fazer um cadastro com informações básicas. O usuário terá que escolher a unidade básica de saúde (UBS) e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente.

Ao final do procedimento, será emitido um comprovante, que deverá ser apresentado no momento da vacinação – seja impresso ou no celular. Os demais documentos exigidos na hora de se vacinar são: documento de identidade com foto; cartão de vacina; cartão do SUS ou CPF.

Interior

A estratégia de vacinação para moradores dessa faixa etária no interior do município é outra: eles deverão entrar em contato ou ir à UBS de seu distrito, a partir de segunda-feira, para receber instruções sobre os dias em que a imunização ocorrerá no local.

Vacinação por faixa etária começou nesta semana

Cachoeiro iniciou nesta semana a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 nas pessoas que não fazem parte de grupos prioritários da campanha. O público de 55 a 59 anos foi o primeiro a ser contemplado.

“Ampliaremos, agora, para quem tem a partir de 50 anos e, assim, vamos avançando na imunização por idade, baixando a faixa etária de acordo com a chegada de novas remessas da vacina ao município, até contemplarmos toda a população adulta”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

 As pessoas que se vacinam contra a Covid-19 em Cachoeiro podem colaborar com a campanha Compartilhe Amor, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

A participação na campanha também é aberta às pessoas para quem ainda não chegou a hora da imunização. Além das unidades básicas de saúde, é possível entregas os donativos nos postos de coleta das lojas do Perim Supermercados, parceiro da iniciativa.