Teste rápido

Covid-19: começa testagem de trabalhadores do comércio em Cachoeiro

Foram realizados 37 testes nesta segunda-feira (3)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Começou, em Cachoeiro, a testagem de trabalhadores do comércio do munícipio, com objetivo de ajudar no combate ao coronavírus.

Nesta segunda (3) e terça-feira (4), serão testados 204 trabalhadores, de empresas diferentes, com testes rápidos de captura de antígeno (TRAg), que apresentam resultado em cerca de 15 minutos e têm precisão de mais de 90%.

A testagem é realizada, pela Prefeitura, no pátio do Museu de Ciência e Tecnologia, com auxílio do ônibus da Saúde. Todos os 37 testes realizados nesta segunda deram resultado negativo.

“Fazer o teste é importante pra gente que trabalha no comércio. Eu, enquanto funcionário, acredito que passa segurança para nossos clientes e também nos sentimos mais seguros”, ressalta Emerson da Silva Costa, um dos primeiros atendidos.

“A atitude foi muito boa para ajudar a população, principalmente, para quem trabalha no comércio, que foi muito afetado pela pandemia. Algumas pessoas não têm condições financeiras para realizar esse exame, então, a Prefeitura disponibilizando, gratuitamente, ajudou demais. Ficamos mais tranquilos para trabalhar com o resultado negativo e, com isso, vamos redobrar a atenção para evitar o contágio”, explica o funcionário de uma loja de eletrodomésticos, Karlyson de Souza.

A ação, que amplia o acesso gratuito aos testes de Covid-19, é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semus) e Desenvolvimento Econômico (Semdec), que realiza o cadastro dos trabalhadores.

“Essa iniciativa é essencial, pois na pandemia precisamos testar muitas pessoas. Inclusive, esse teste consegue identificar os casos positivos com sintomas do primeiro ao quinto dia. Dessa forma, conseguimos tratar e isolar os trabalhadores, para quebrar o ciclo de transmissão da doença. Esse é um momento de união para vencer a pandemia”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Iniciamos esta campanha, com objetivo de alcançar 3 mil testes de Covid-19. Já foram cadastradas 64 empresas e, nesta segunda, fizemos 37 testes rápidos: todos deram negativo. Esta ação é importante para evitar a proliferação do vírus, e quem participar e atender as medidas restritivas receberá o selo de Comércio Legal, proporcionando mais segurança para o consumidor”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

A escolha do espaço para testagem foi estratégica para evitar aglomeração e contato com maior fluxo de pessoas, seguindo as medidas de prevenção. Caso alguém teste positivo, há um médico no local para realizar os procedimentos necessários.

Mais testes
Na sexta (7), mais trabalhadores serão testados. Para isso, uma equipe da Semdec realizará o cadastro, durante a semana, dos comerciantes das lojas, shoppings, galerias e centros comerciais.

A secretaria ressalta, ainda, que os trabalhadores de lojas localizadas nos bairros podem entrar em contato por meio do telefone (28) 3155- 5223, caso tenham interesse em realizar o cadastro.