Fizeram agendamento

Covid: pessoas a partir de 45 anos começam a ser vacinadas em Cachoeiro

Foram disponibilizadas (até o momento) e preenchidas 2 mil vagas para esse público
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, a vacinação por faixa etária contra a Covid-19 segue avançando. Nesta segunda-feira (21), começaram a ser imunizadas as pessoas a partir de 45 anos que, por meio de agendamento on-line, garantiram as primeiras 2 mil vagas abertas para esse público.

A aplicação da primeira dose nos agendados ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Aquidaban, Vila Rica, Jardim Itapemirim, Paraíso, Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral e Coramara.

Luciani Oliveira de Aguiar, de 46 anos, recebeu a dose um na UBS do Abelardo Machado.

“Estava aguardando muito a minha vez. Eu fico devastada vendo notícias todos os dias das pessoas morrendo. A população precisa se cuidar, esse vírus existe, ele não brinca com a vida de ninguém, perdemos entes queridos de forma brusca, fica um vazio na família. Eu tomei a vacina e faço questão de postar nas redes sociais, para que as pessoas vejam a importância. Eu espero muito que todos consigam o que estou conquistando hoje”, frisa.

“Eu já perdi uma conhecida, faleceu recentemente, uma pessoa nova. É uma doença muito perigosa. É triste viver isso. Mas, no momento, me sinto mais seguro recebendo a primeira dose, principalmente, porque trabalho com o público. É essencial tomar a vacina para combater a pandemia”, afirmou Fabiano Costa, de 45 anos, atendido na mesma UBS.

Joana Darc Reis, também de 45 anos, se disse aliviada. “Aguardo agora a segunda dose, para ter ainda menos chances de contrair a doença. Graças a Deus, não perdi ninguém, mas é triste ver tantas pessoas sofrendo por isso. Quanto mais pessoas vacinadas, melhor”, ressaltou.

“Cachoeiro conseguiu avançar para a faixa de 45 a 49 anos porque vem fazendo uma vacinação eficiente e rápida. Aguardamos a chegada de mais vacinas para atender esse público e continuarmos baixando a faixa etária. A intenção é vacinar toda população, pois a imunização é essencial para acabar com a pandemia”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene
As pessoas que se vacinam contra a Covid-19 em Cachoeiro podem colaborar com a campanha Compartilhe Amor, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

A participação na campanha também é aberta às pessoas para quem ainda não chegou a hora da imunização. Além das unidades básicas de saúde, é possível entregar os donativos nos postos de coleta das lojas do Perim Supermercados, parceiro da iniciativa.

No momento, a campanha busca ampliar a arrecadação de itens como farinhas de trigo e mandioca, óleo de cozinha, fubá, canjiquinha, açúcar, pó de café e macarrão.