Notícias

Janeiro Branco

Cuidados com a saúde mental em destaque durante o mês de janeiro

Cachoeiro conta com serviços de atenção psicossocial, como o Caps-ad
Foto: Márcia Leal/PMCI

O município de Cachoeiro aderiu, pelo terceiro ano consecutivo, à campanha “Janeiro Branco”, movimento relacionado aos cuidados com a saúde mental, com ênfase especial em doenças como ansiedade e depressão.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2021 não haverá eventos coletivos de conscientização, a fim de evitar aglomerações devido à pandemia do coronavírus.

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) preparou ações visuais, em forma de cartazes expostos nas unidades básicas de saúde (UBS), e ações individuais, com orientações sobre os cuidados necessários, além de direcionamentos para a rede de atenção psicossocial do município.

De acordo com Alexandra da Penha Araújo Cruz, secretária municipal interina de Saúde, durante o ano todo são desenvolvidos trabalhos terapêuticos e de cuidado para pessoas com transtornos psicológicos e, também, com necessidades decorrentes do uso de drogas.

“Assim como a saúde física, a saúde mental também requer cuidados, principalmente, neste momento de pandemia, em que a necessidade de isolamento e o medo da doença podem desencadear patologias psicológicas. Por isso, é importante ter a consciência de buscar o tratamento, imediatamente, quando começam os primeiros sintomas. A rede municipal de saúde está de braços abertos para atender a todos que nos procuram”, destaca Alexandra.

O primeiro atendimento é feito por intermédio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas UBS, mediante consulta com o médico clínico geral. Já as consultas com os especialistas são realizadas na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, após encaminhamento feito pelos médicos das UBS.

“Buscando a unidade de Saúde do bairro, a equipe ESF pode acompanhar melhor os pacientes durante todo o período de tratamento em saúde mental. Após o atendimento do clínico geral, há um processo de regulação, ou seja, o pedido passa por um sistema para que sejam agendadas as consultas psicológicas na policlínica”, explica.

Caps-ad

A Secretaria Municipal de Saúde também é responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-ad), que oferece serviço ambulatorial de atenção diária. Os atendimentos se dão no âmbito individual – medicamentoso, psicoterápico e de orientação – e também no âmbito coletivo, com psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros. Pacientes que necessitam de acolhimento, observação e desintoxicação também são atendidos no Caps-ad.