Aedes aegypti

Cuidados contra mosquito da dengue devem ser redobrados no verão

É importante tirar água dos vasos de planta, regularmente
Foto: Márcia Leal/PMCI

O verão é a estação do ano em que o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, se prolifera ainda mais, devido ao calor e às constantes chuvas, condições que colaboram para sua reprodução.
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta para que a população redobre os cuidados e atitudes simples em casa que ajudam na prevenção contra o mosquito.

A recomendação tem ainda mais peso para quem vai viajar por período prolongado. Nesse caso, antes de sair de casa, o morador deve adotar medidas como fechar as tampas de vasos sanitários, vedar ralos e guardar a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

Também é recomendável fazer uma vistoria no quintal para remover qualquer objeto que possa represar água da chuva, além de tirar água de vasos de planta.

Para quem vai ficar em casa no verão, a orientação é manter as calhas limpas; colocar garrafas de vidro vazias sempre viradas de cabeça para baixo; deixar as lixeiras bem tampadas e os ralos limpos, com tela protetora.
É importante, também, manter o quintal limpo; verificar, regularmente, os vasos de planta; cobrir, corretamente, as caixas d’água; limpar bem as vasilhas dos animais de estimação e fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária nesses locais, duas vezes por semana.

“Em 2020, os casos de dengue tiveram queda em Cachoeiro, na comparação com 2019, mas os casos de zika e chikungunya aumentaram. Por isso, conclamamos toda a população a se engajar, ainda mais, na luta contra o Aedes aegypti, para que os casos de dengue continuem em queda e para que possamos reverter o quadro de crescimento das outras enfermidades causadas pelo mosquito. Esse apoio é fundamental para ampliar os efeitos das ações contínuas de combate ao vetor realizadas pela Prefeitura”, enfatiza a secretária municipal de Saúde interina, Alexandra Araújo.

Dados

De acordo com a Semus, em 2020, foram registrados 3.065 casos confirmados de dengue, 1.975 de chikungunya e 87 notificações de zika. Em 2019, foram 7.524 casos confirmados de dengue, 328 de Chikungunya e 56 notificações de zika.

Os bairros com mais notificações de dengue em 2020 foram: Zumbi (500), Coramara (319), Gilson Carone (316), Aeroporto (238), Valão (183), Village da Luz (180), Santo Antônio (145), Parque das Laranjeiras (141), Otton Marins (133) e Boa Vista (133).