Curso forma 23 monitores da Guarda Mirim de Cachoeiro

A entrega dos diplomas foi realizada nesta terça-feira (27)

Após dois meses de aulas, na noite desta terça-feira (27), os alunos do curso de formação de monitores da Guarda Mirim de Cachoeiro receberam seus diplomas, concedidos pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset).

A cerimônia foi realizada no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. Os 23 alunos, com idades entre 12 e 17 anos, foram selecionados, dentre outros fatores, por terem avaliação positiva da escola onde estudam e comportamento exemplar em família e na comunidade.

Durante o curso, que teve início em setembro e carga horária de 60 horas, os alunos receberam orientação de profissionais em variadas disciplinas, como Ética e cidadania, Meio Ambiente, Disciplina, hierarquia, ordem unida e treinamento físico, Educação de trânsito, Noção de primeiros socorros, Conscientização sobre uso de drogas e violência e Atribuição do monitor da Guarda Mirim.

Os novos monitores da Guarda Mirim serão agentes multiplicadores nas escolas em que estudam, com o objetivo de incentivar outros alunos a participarem do projeto. Também auxiliarão em ações educativas da Semset, como panfletagens e palestras, sempre no período do contraturno escolar.

“O curso de monitor tem como objetivo formar agentes que auxiliarão a equipe do projeto na formação de novos Guardas Mirins, na coordenação da escola onde estudam, e nas comunidades, se voluntariando para atividades e campanhas beneficentes. A ideia é colocar em prática os sentimentos naturais de solidariedade e amor ao próximo”, ressaltou a coordenadora do projeto, Edinete Mendes.

De acordo com o secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, é um projeto de inclusão social em que se trabalha a formação de valores dos participantes. 

“O projeto, por ter foco na prevenção primária, é de suma importância, no sentido de fortalecer nos jovens as ações positivas e suas consequências em suas vidas. Temos alcançado bons resultados na mudança de comportamento dos participantes, em especial, no ambiente escolar”, destacou.