Preparação

Curso Pré-Ifes começa para mais de 200 alunos da rede municipal de Cachoeiro

Aulas serão ministradas entre junho e outubro, em três escolas municipais
Foto: Divulgação/PMCI

No último sábado (8), mais de 200 alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiro participaram da abertura do curso Pré-Ifes 2023, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

A aula inaugural foi realizada no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, bairro Ferroviários, e contou com a presença do vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa, e do diretor-geral do campus Cachoeiro do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Edson Peixoto.

No primeiro encontro, os estudantes tiveram acesso a orientações gerais sobre o curso e também participaram de uma palestra com o tema “Projeto de vida: quem eu sou e o que eu quero ser”.

“Esta é uma ação muito importante, na qual desejamos preparar nossos estudantes para o processo seletivo do Ifes, que é muito concorrido. A cada ano, temos tido um bom número de nossos alunos sendo aprovados e temos certeza de que em 2023 não será diferente”, expressa o vice-prefeito Ruy Guedes.

O Pré-Ifes

O Pré-Ifes é voltado para os alunos do 9º ano de escolas municipais, que desejam participar de curso preparatório gratuito para a prova de ingresso no ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Neste ano, foram ofertadas 227 vagas para o curso, que terá duração de três meses. As aulas serão ministradas por professores da rede municipal, de julho a outubro, aos sábados, das 8h às 12h30, em três escolas: Anacleto Ramos, localizada no bairro Ferroviários; Professor Pedro Estellita Herkenhoff, no bairro Waldir Furtado de Amorim; e São Francisco de Assis”, localizada no bairro de mesmo nome.

Nas aulas, serão trabalhados conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, matérias cobradas no processo de seleção do Ifes.

Além disso, os estudantes também serão submetidos a simulados com formatação e tempo de duração semelhante aos padrões da prova instituto.