Conscientização

Diálogo e apresentações culturais marcaram evento de combate à Intolerância Religiosa

Evento foi realizado no Centro de Referência das Juventudes
Foto: Patricia Pim/PMCI

Na tarde da última terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit) de Cachoeiro coordenou o evento “Vivências Culturais”, alusivo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro),

A ação foi realizada no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), localizado no bairro Rubem Braga, com uma programação voltada para debates com ações de conscientização, promovendo a reflexão, o diálogo e o respeito a todas as manifestações religiosas e culturais.

“Agradecemos a todos que dedicaram um momento para se juntar a nós neste evento significativo. Embora janeiro seja o mês de mobilização para fortalecer a luta contra o racismo religioso e a intolerância religiosa, é importante compreender que essa é uma batalha diária para cada um de nós”, pontuou Mãe Rodilene de Oyá, responsável pelo Ilê Asè Oyá Onira, no bairro Rubem Braga, reconhecida como Patrimônio Vivo Cachoeirense pela lei Mestre João Inácio.

“É um debate importante para todos, e foi uma ótima oportunidade de estar aqui, presente, aprendendo mais sobre o tema”, afirmou João Gabriel Vieira, frequentador do Centro de Referência das Juventudes de Cachoeiro.

Além da promoção de um espaço de diálogo, o evento “Vivências Culturais” também contou com apresentações artísticas e a certificação dos Mestres reconhecidos como Patrimônios Vivos de Cachoeiro, por meio da Lei Mestre João Inácio.

“Este evento foi de suma importância para destacar um tema crucial na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Reconhecemos a relevância desse compromisso coletivo e agradecemos a presença de todos aqui hoje, demonstrando nosso esforço conjunto em promover um ambiente que abraça e respeita as diferentes expressões religiosas e culturais”, frisou Thatiane Cardoso, secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos de Cachoeiro.

Na ocasião, também ocorreu a certificação dos Mestres reconhecidos como Patrimônios Vivos de Cachoeiro, por meio da Lei Mestre João Inácio