Notícias

Veja as instituições

Declaração de IR: doe para projetos que apoiam crianças e idosos de Cachoeiro

Recursos são utilizados para o desenvolvimento de atividades voltadas para crianças, idosos e adolescentes
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na última quarta-feira (15), teve início o prazo para realização da declaração anual do Imposto de Renda (IR). Em Cachoeiro, assim como nos demais municípios do país, o contribuinte pode doar até 3% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e até mais 3% para os Fundos do Idoso.

A iniciativa não representa um gasto adicional, já que consiste na destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o Fundo Municipal da Criança e o Adolescente (FIA) ou para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, que destinam os recursos para instituições que desenvolvem ações de assistência e apoio a esses públicos.

Os interessados têm até o dia 31 de maio para realizar a doação. Para tanto, é preciso optar pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda. Nos casos em que o contribuinte tem imposto a restituir, também é possível fazer a destinação, sem pagar a mais ou receber a menos.

Para Márcia Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, as doações possibilitam mudanças relevantes nas vidas dos cidadãos e cidadãs que são atendidos por esses projetos.

“É uma iniciativa que permite que a população colabore diretamente com o desenvolvimento social da cidade, apoiando projetos em benefícios às nossas crianças, idosos e adolescentes. É uma forma eficiente e transparente de direcionar recursos para ações e programas que promovem a cidadania, a inclusão e a qualidade de vida desses grupos”, ressalta.

Saiba como realizar o procedimento passo a passo

Instituições beneficiadas pelo FIA

Liga Urbana de Streetball (Lusb): organização que desenvolve ações que visam promover a difusão e prática das modalidades esportivas denominadas “Streetball”, na modalidade de basquetebol.

Projeto Nossa Criança (PNC): Organização desenvolve ações que visam atender a 300 crianças e adolescentes carentes, entre 5 e 17 anos, onde praticam atividades esportivas.

Instituto Alicerce: finalidade assistencial, educacional, esportiva e cultural voltada para a infância e adolescente com sede em São Paulo e filiais em outros estados. 

Centro de Integração Empresa Escola (Ciee): desenvolve ações conjuntas que promovem e sistematizam a integração do jovem ao mercado de trabalho através de entrosamento entre Escola e a Empresa

Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim: Organização que desenvolve ações que visam a conquista de direitos das pessoas em situação de exclusão social de forma integrada com as pastorais sociais, movimentos e grupos organizados das comunidades.

Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA): O Projeto social tem por objetivo oferecer entretenimento às crianças internadas e brinquedoteca. Oferecem também alimentação às mães quando as mesmas não têm condições de adquiri-las por motivo de distância de casa ou condição social.

Serviço de Medida Socioeducativa: serviço público de assistência social sem personalidade e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas.

Apae Cachoeiro: desenvolve ações que visam desenvolver trabalho em prol das crianças com deficiência múltipla e/ou intelectual. 

Centro Salesiano: desenvolve ações que visam à promoção humana e da educação, do amparo à juventude, especialmente a mais pobre.

Rochativa: desenvolve ações que visam garantir o atendimento compatível com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente no Projeto “Cidadãos do Amanhã e Atletas do Futuro”, nas modalidades esportivas de futebol, futsal, jiu-jtsu, karatê e culturais, nas modalidades de dança e teatro

Projeto Casa Verde: promover assistência social através da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; promover educação e saúde de forma complementar.

Projeto Vill’agindo Para Ser Feliz: tem por finalidade oferecer e desenvolver atividades educacionais, religiosas, assistenciais, sociais, culturais, beneficentes e de promoção humana em favor da criança, do adolescente e jovens, dentro e fora do contexto familiar.

Legião da Boa Vontade: tem por objetivo desenvolver os projetos: Não Deixe Morrer uma Criança, Natal Permanente da LBV, Divirta-se, mas faça Caridade, Futebol da Caridade, Carnaval da Bondade e Campanhas que Dignificam a Vida. Pessoa jurídica de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, apolítica, apartidária, anti-sectária, universalista e de âmbito internacional. 

Rede Cidadã: busca promover aos usuários da política de assistência social, ações de desenvolvimento pessoal, social e profissional, por meio de programas e projetos que assegurem aos beneficiários, oportunidades para a integração no mundo do trabalho

Insp: desenvolve ações artísticas e culturais que visam promover crianças e adolescentes que precisam de assistência, dentro dos princípios da moral cristã e da consciência democrática.

Criança Feliz Brinquedo Sim: promove recreação e educação complementar, com atividades para crianças e adolescentes a fim de afastá-los da marginalidade, da violência, da prostituição e outras situações de risco presentes nas periferias dos bairros, através da ordem e da disciplina ao lado de seus familiares.

Grupo Escoteiro Baden-Powell: Sua finalidade é desenvolver o Escotismo sob a supervisão dos Órgãos Regional e Nacional;

Aprisco Rei Davi: oferece acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, sob medida de proteção  e em situação de risco pessoal e social.

Serviço de Acolhimento Recanto da Criança: oferece acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, sob medida de proteção  e em situação de risco pessoal e social.

Compassos: desenvolve ações que visam difundir a pratica na promoção da assistência social, da educação especial na promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico

Instituto Harmonia Ambiental e Social: desenvolve ações de caráter educativo e transformador, através do jiu-jitsu e do karatê como disciplinadores mentais e físicos.

Liga Desportiva de Cachoeiro de Itapemirim: promove e incentiva as diversas modalidades, como Futebol de Campo, Futebol de Salão, Futebol de Areia, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Natação, Ciclismo, Atletismo, entre outras

Projeto Bem Me Quer Feliz: desenvolve ações de caráter cultural, educativo, científico e assistencial que visam promover aulas de violão, bateria, teclado, técnica vocal (canto) e artes marciais para crianças e adolescentes

Conservatório de Música: instituição sem fins lucrativos que atua na promoção da cultura, no ensino da música e na defesa da cidadania.

Instituições beneficiadas pelo Fundo do Idoso

Lar Nina Aroeira, Lar João XXIII e Lar Adelson Rebello Moreira: tradicionais instituições de longa permanência de idosos com atendimento gratuito.

Hospital Evangélico (Heci): realiza projeto com oferta de procedimentos de saúde gratuitos para a população idosa, como cirurgia de catarata.