Defesa Civil de Cachoeiro monitora volume do rio Itapemirim

Foto: Divulgação/PMCI

Com o volume de chuvas que incidem na bacia do rio Itapemirim, a Defesa Civil de Cachoeiro está monitorando o comportamento das águas. O órgão acompanha o nível do rio e divulga as medições, de hora em hora, na página www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao-defesa-civil.

Às 13h deste sábado (23), o volume de água estava na marca de 2,70 metros acima do nível normal. Em caso de emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 e (28) 98814-3497 (plantão 24 horas), para atendimento e orientações em emergências.

O município conta com apoio de uma tecnologia do Governo Estadual para monitorar, com até 12 horas de antecedência, as cheias na cabeceira da Bacia do Rio Itapemirim.

O sistema é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que captou informações a partir das Estações Hidrológicas já existentes (sistema elétrico), e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além das outras três instaladas na bacia do Itapemirim, o que permite monitorar os principais pontos de contribuições do rio.

Pontos de alagamentos

A Defesa Civil de Cachoeiro também monitora a situação nas regiões ribeirinhas do município, que são as primeiras a serem afetadas em caso de cheia do Rio Itapemirim.

No distrito de Pacotuba, 20 famílias tiveram suas casas invadidas pela água e encontram-se em situação de desabrigo. Para acolher essas pessoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) deslocou uma equipe ao ginásio do distrito.

Além disso, o município também acompanha a situação em outras regiões próximas ao rio, como o distrito de Coutinho e pontos do bairro Coronel Borges. A Defesa Civil orienta que a população desses locais fique atenta ao volume do rio, acione o órgão em caso de emergências e busque um local seguro.