Notícias

Clima instável

Defesa Civil de Cachoeiro orienta população em relação ao período de chuvas

Órgão monitora as condições climáticas do município
Foto: Divulgação/PMCI

O verão começa nesta quarta-feira (21) e, com a estação, chegam também as chuvas, que já caem em Cachoeiro há alguns dias. Por isso, a Defesa Civil do município orienta a população para prevenir transtornos e acidentes.

Quem mora em área de encostas, a atenção precisa ser redobrada aos sinais de deslizamento de barreiras, rolamento de pedras e escorregamento de terra. Isso porque o solo fica mais úmido e propenso à movimentação de massa, podendo ocorrer queda de barrancos e taludes.

A orientação, aos moradores que se encontram nesses locais de risco, é permanecer atentos a qualquer fissura ou rachadura em casa ou no solo.

“Em caso de movimentação do solo, é preciso acionar, imediatamente, a Defesa Civil, e se afastar da área até a chegada de nossas equipes. Permanecemos à disposição da população para atender seus chamados e sanar suas dúvidas, basta nos acionar por meio de nossos canais de comunicação”, destaca Carlos Miranda, Coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro.

Fale com a Defesa Civil

Em Cachoeiro, os cidadãos podem contatar o órgão por meio dos telefones 199 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h) ou (28) 98814-3497 (plantão de emergência, inclusive nos sábados, domingos e feriados).

Monitoramento do Rio Itapemirim

A Defesa Civil também acompanha o comportamento da vazão em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de municípios da região sul capixaba e do nível do rio Castelo, que têm impacto no rio Itapemirim.

No fim da tarde desta terça-feira (20), o nível estava 1,31m acima do normal, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A população pode acompanhar a medição do rio na página www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao

Confira mais dicas da Defesa Civil

Antes das chuvas

– Realize limpeza preventiva de telhados, calhas e canos de descida de água.

– Substitua telhas quebradas e fixe estrutura de telhados que possam se soltar com ventos fortes.

– Desobstrua ralos, valas e tubos de coleta de água.

– Retire entulhos da sua calçada e dos quintais.

– Providencie a poda dos galhos de árvores que botem em risco o telhado da residência.

– Não jogue lixo, sacolas plásticas ou garrafas pet nas ruas e margens de rios e córregos.

– Acompanhe as informações meteorológicas pela imprensa, internet ou boletins da Defesa Civil.

– Direcione canos de descida de água das calhas, para tubulação de coleta de água pluvial.

Durante as chuvas

– Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso.

– Acompanhe a mídia local, para acompanhar a previsão do tempo ou os informes sobre o evento adverso.

– Em caso de tempestade com raios e ventos fortes, não suba em telhados para fazer manutenção de emergência.

– Quando estiver na rua, não procure abrigo embaixo de árvores, estrutura metálica ou outdoor, em caso de tempestade com raios e ventos fortes.

– Desligue a energia elétrica de locais onde os utensílios e equipamentos elétricos possam ser atingidos pela chuva.

– Mantenha as portas e janelas sempre bem fechadas ou trancadas, evitando danos severos que podem ser causados pelo vento forte.

– Se mora próximo ao rio ou a córregos, fique atento ao nível de água. Se estiver subindo rapidamente e além do normal, vá com a família para um lugar seguro.

– Não deixe crianças brincando em áreas alagadas ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Depois das chuvas

– Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

– Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde.

– Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água podem estar contaminados.