Notícias

Precaução

Defesa Civil orienta população sobre cuidados durante período chuvoso

Há possibilidade de novas pancadas de chuva no município para este fim de semana
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro está passando por um período intenso de chuvas e a Defesa Civil do município orienta a população para prevenir transtornos e acidentes. A precipitação acumulada, desde esta quinta (18), é de 36,5 mm.

Para quem mora em área de encostas, a atenção precisa ser redobrada aos sinais de deslizamento de barreiras, rolamento de pedras e escorregamento de terra. Isso porque o solo fica mais úmido e propenso à movimentação de massa, podendo ocorrer queda de barrancos e taludes.

“Orientamos que todos os moradores que se encontram nesses locais de risco fiquem atentos a qualquer fissura ou rachadura em casa ou no chão. Se houver dúvidas, entrem em contato com a Defesa Civil. Estamos trabalhando para atender às demandas que têm chegado e contamos com a colaboração da população, observando essas orientações”, salienta o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Elio Carlos Miranda.

O coordenador ressalta também que, em caso de tempestade com raios e ventos fortes, a recomendação é ficar em casa ou se abrigar em local seguro, até que o temporal passe. Outra orientação é que, se a chuva provocar alagamento ou enchente, deve-se evitar o contato com essas águas, pois elas podem estar contaminadas e provocar doenças, além de acidentes.

Como a previsão é de mais chuva para este fim de semana, a Defesa Civil de Cachoeiro lembra que pode ser acionada, a qualquer hora, pelo telefone de plantão: 98814-3497.

Ocorrências nas últimas horas

Com a intensa chuva desta quinta (18), a Defesa Civil registrou algumas ocorrências, como quedas de árvores. Uma delas ocorreu no bairro Amarelo, na avenida Jerônimo Monteiro, atingindo um veículo. À noite, no Nossa Senhora Aparecida, uma árvore caiu sobre uma escadaria e atingiu, parcialmente, uma residência. Nos dois casos, que foram acompanhados pela Defesa Civil, não houve feridos.

Nível do rio Itapemirim é monitorado

A Defesa Civil também acompanha o comportamento da vazão em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de municípios da região sul capixaba e do nível do rio Castelo, que têm impacto no rio Itapemirim.

A partir desse monitoramento, o órgão alerta que há uma tendência ao aumento do nível do rio. No fim da tarde desta sexta (19), o nível está 1,12 m acima do normal, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).