Controle

Dengue: ações de combate ao Aedes aegypti são intensificadas

Agentes utilizam bombas costais para dispersar jatos de inseticida em locais com notificações da doença
Foto: Márcia Leal/PMCI

Atenta ao período de chuvas, que propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro está intensificando as ações de bloqueio de transmissão em regiões onde há casos notificados da doença.

Nesta semana, o serviço já foi realizado no distrito de Conduru e nos bairros Village da Luz e Zumbi.

Nos próximos dias, os agentes de combate a endemias do município estarão no Coramara, Gilson Carone, Luiz Tinoco da Fonseca, Waldir Furtado Amorim, Independência, Santa Helena, Abelardo Machado,  Vila Rica, Agostinho Simonato e Jardim Itapemirim.

O trabalho é realizado por meio da borrifação espacial com bomba costal motorizada portátil, transportada nas costas dos agentes. A utilização da bomba, de acordo com a Semus, é considerada mais eficaz que o tradicional carro fumacê, uma vez que o aparelho se aproxima mais dos focos dos mosquitos.

“Com a utilização das bombas costais, nossos agentes aplicam jatos de inseticida direcionados aos vetores de transmissão da arboviroses de forma mais adequada e direta, reduzindo os agravos ao meio ambiente e à saúde da população decorrentes do uso do fumacê, que só pode ser empregado em casos específicos, como em situação de epidemia”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro.

População pode solicitar o serviço

Por meio da Ouvidoria Municipal, o cidadão pode solicitar, entre muitos outros serviços, a ação de bloqueio de transmissão da dengue em sua região.

A principal forma de contato com o setor é pelo telefone 156. Nesta semana, excepcionalmente, o funcionamento ocorre apenas em canais digitais, como o Whatsapp (28 98814-3357), o aplicativo Todos Juntos e a página da Ouvidoria no site da Prefeitura (cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral).