8 de março

Dia da Mulher teve roda de conversa e aula de zumba on-line em Cachoeiro

“A força da mulher na sociedade” foi o tema do bate-papo, que teve transmissão ao vivo
Foto: Márcia Leal/PMCI

Para marcar as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, em Cachoeiro de Itapemirim, a Prefeitura realizou um evento virtual, na noite desta segunda-feira (8).

Com o tema “A força da mulher na sociedade”, uma roda de conversa foi transmitida on-line, em tempo real, da Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio” (ECC), no bairro Rui Pinto Bandeira. Participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marilene de Batista Depes, e a médica oncologista e diretora técnica do Hospital Evangélico, Sabina Aleixo.

Na conversa, mediada pela psicóloga, apresentadora e colunista Eluza Xavier, as convidadas falaram sobre os desafios históricos e culturais enfrentados pelas mulheres e como o público feminino luta para vencê-los. Elas também reforçaram a importância de deixar legados para as futuras gerações.

Em sua fala, Marilene Depes abordou um pouco sobre os cargos de liderança que ocupa e a importância de as mulheres alcançarem cada vez mais posições de comando. “De fato, as mulheres podem. Não existem áreas em que as mulheres não sejam capazes de estar. Dentre as esferas com que trabalho, as relacionadas às mulheres e aos idosos são as que mais me tocam. O Dia das Mulheres é um dia luta e resiliência, além de ser uma lembrança de que ainda há muito a ser conquistado”, salientou.

Já a médica oncologista, Sabina Aleixo, contou sobre sua profissão e os estereótipos que teve de enfrentar no início de carreira. “Na época em que eu cursava medicina, a área de oncologia era ocupada, predominantemente, por homens e foi a que escolhi para me especializar. Afinal, as mulheres podem; e nós temos muito a oferecer nessa área, em que cada pequena vitória conquistada precisa ser celebrada”, ressaltou.

A roda de conversa foi proposta pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O tema escolhido dialoga com o mote da campanha especial que a Prefeitura de Cachoeiro realiza neste ano, em homenagem às mulheres: ‘Mulher, você pode’.

Elaborada para ressaltar a força feminina, a campanha está presente na cidade, através de cartazes, aplicações em ônibus da cidade e em postagens das redes sociais da Prefeitura, exaltando o poder da mulher e sua capacidade de ser e fazer o que quiser.

“Infelizmente, devido à Covid-19, não foi possível fazer uma programação presencial, mas estamos felizes com essa live, que, certamente, contribuiu para que as mulheres conheçam outras mulheres que venceram e superaram desafios. ‘Mulher, você pode’, é, de fato, uma afirmação que precisa ser ressaltada”, expressou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Aula de zumba

Também como parte da programação especial, logo após a roda de conversa, no mesmo lugar, foi transmitida uma aula de zumba, realizada pela a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp).

“Estamos felizes de poder contribuir para elevar a autoestima das mulheres e de lembrá-las de que são fortes e capazes”, ressaltou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.

Vídeo disponível nas redes da Prefeitura

Quem não pôde acompanhar a transmissão da roda de conversa e da aula de zumba pode assistir o vídeo, na íntegra, nos perfis da Prefeitura de Cachoeiro no YouTube e no Facebook.

Confira!