Em 2018, Cachoeiro concluiu obras federais com recursos próprios

Reconstrução da rua José Turini, no Recanto, é uma das melhorias finalizadas pelo município

A Secretaria Municipal de Obras (Semo) beneficiou diferentes regiões de Cachoeiro, ao longo de 2018, com uma série de melhorias que impactam, positivamente, a vida de seus moradores.

Parte delas são construções iniciadas com repasses federais e concluídas com recursos e execução da própria prefeitura.

Um dos exemplos é o bairro Coramara, que agora conta com sua unidade básica de saúde, já em funcionamento e, hoje, referência para mais de 5.500 usuários do serviço de saúde. Sua obra foi finalizada este ano pelo município.

Outra melhoria que começou a ser executada com verbas da União e terminada com os cofres da prefeitura é a reconstrução da rua José Turini, no bairro Recanto.

As intervenções feitas incluíram aterro, pavimentação asfáltica, instalação de proteção na parte externa do muro (talude), construção de muros de concreto, meio-fio, calçadas e muretas de guarda-corpo, além de instalação de bueiros e ajustes estruturais em vias paralelas, dentre outros serviços.

Muros de contenção recuperam ruas comprometidas

Também em 2018, a Semo focou no serviço de construção de muros de contenção em vias com estruturas drasticamente comprometidas.

Um dos casos é a rua Wilson Duarte, no bairro Rubem Braga, que, após ter sido deteriorada pela erosão, agora possui um muro com 9 metros de altura e 12 metros de comprimento.

Outra obra do tipo foi feita na rua Alziro Viana, no bairro Aquidaban. Seu muro de contenção ajudará a conter a erosão da via, tirando o risco de desabamento de dois prédios no local.

A Alziro Viana é uma importante rua para ligar a margem do rio Itapemirim à parte alta do bairro Aquidaban, onde estão tradicionais escolas, a área conhecida como Praça da Bandeira e acessos a Vargem Alta, por exemplo.

A escadaria liga o trecho ao encontro de duas ruas paralelas à Alziro Viana: Tupinambás e Vicente Campos. A interdição da rua ocorreu após fortes chuvas na região, em 2016.

Inclui-se, ainda, a rua Assis Francisco Toneto, no bairro Teixeira Leite, que também sofreu com riscos de erosão, o que a levou a ficar temporariamente intransitável.

Um muro de contenção foi construído para garantir mais estabilidade ao solo e ampliar a largura da rua, que também ganhou meio-fio. Outra intervenção importante foi o calçamento de parte da rua com uma base de concreto.

Mais de 300 metros de rede de drenagem

Outra obra de infraestrutura que levou mais qualidade de vida a moradores de Cachoeiro, neste ano, foi a construção de uma rede de drenagem de mais de 300 metros no bairro IBC, que será essencial para evitar alagamentos e enxurradas.

Entre as ruas atendidas estão Rodrigues Soares, Andrelina Pereira Negrelli, Ângelo Rigo, Atanagildo Araújo, Newton Meirelles, Omária Fosse Pereira, Professor Ávila e Ruth Almeida Vieira.

Houve recomposição do asfalto em todas essas vias, sendo que as ruas Omária Fosse Pereira e Professor Ávila foram totalmente asfaltadas, uma vez que não contavam com pavimentação anteriormente.

“O ano de 2018 foi muito produtivo, com projetos que já estão transformando Cachoeiro. As atividades realizadas por nossas equipes são de grande importância para as comunidades. A população anseia melhorias, novas construções e qualidade de vida. Trabalhamos constantemente para colocar em prática esse desejo”, resume José Santiago de Lima, secretário municipal de Obras.