Empresa de tecnologia da prefeitura cria Comitê de Inovação

O objetivo da Dataci é aprimorar produtos, processos e serviços

A inovação tem o potencial de criar produtos de maior valor agregado, provocar profundas reflexões dentro das organizações sobre seus produtos, processos e serviços e, principalmente, de atrair e reter talentos, além de trazer novos recursos para as organizações. É com este foco que a Dataci, companhia municipal de tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim, acaba de implantar o seu Comitê de Inovações.

Com a missão de criar, aperfeiçoar, fortalecer e perenizar a cultura da inovação na empresa, o comitê é composto por representantes dos diferentes setores da empresa, uma vez que as ideias criativas com potencial inovador podem ter origem em todas as áreas.

As reuniões serão realizadas na primeira sexta-feira de cada mês, quando haverá análise das ideias propostas pelos membros da equipe depositadas na “Ideas In Box” (ou caixa de ideias), identificação daquelas que podem ser implementadas e apresentação das justificativas para as que não forem adotadas.

O objetivo é transformar as ideias em ações que ajudem a empresa a melhorar o desempenho do colaborador e da empresa, com aumento da produtividade, otimização de processos e redução de despesas e burocracia.

Outra ação inicial do comitê foi a implantação de um formulário de avaliação, para que a equipe pudesse expressar suas impressões sobre o sistema de trabalho. Assim como a caixa de ideias, a ferramenta insere os colaboradores de forma mais incisiva no processo decisório e de criação de produtos e serviços inovadores.

A colaboradora Nilva Novaes foi uma das primeiras a depositar sua sugestão na caixa. “Um servidor ou servidora que dá uma sugestão para a melhoria da empresa e depois vê implementada essa proposta, sente-se bem e até produz mais. Podemos dizer que é a motivação com base na psicologia. Todos nós gostamos de ser reconhecidos”, avalia.

Dataci

A Dataci foi criada em 1987 para prestar serviços de tecnologia da informação e comunicação a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública municipal de Cachoeiro.