Sem custos adicionais

Empresa responsável por recapeamento faz correções na Linha Vermelha

Sem custos adicionais para a municipalidade, os reparos começaram a ser feitos na segunda-feira (7)
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Obras (Semo) de Cachoeiro acionou a empresa responsável pelo recapeamento asfáltico da Linha Vermelha para correção de anomalias que surgiram em cinco pontos da via após a conclusão do serviço no trecho entre os bairros Jardim América e São Francisco de Assis, no fim de fevereiro.

Sem custos adicionais para a municipalidade, as intervenções para refazer a camada de asfalto nesses pontos começaram a ser feitas na segunda-feira (7) e têm conclusão prevista para esta sexta-feira (11). Durante os reparos, o trânsito fica em meia-pista nos trechos.

A Semo esclarece que toda obra civil – principalmente, as viárias – é passível de apresentar inconformidades depois de executada. Por isso, no caso das obras públicas, é previsto no Código Civil um período de garantia de até cinco anos, em que a empreiteira executora pode ser acionada para fazer os reparos necessários, sem que isso gere novas despesas ao órgão contratante.

“Tivemos um grande volume de chuvas durante a execução da base e sub-base da pista, e a umidade nessas camadas acabou por comprometer a aderência do asfalto aplicado sobre elas. Isso, combinado com o intenso tráfego de veículos pesados não autorizado no período, gerou danos em alguns pontos da via, que já estão sendo recuperados pela empresa, sob nossa fiscalização”, explica o secretário municipal de Obras, Rodrigo Bolelli, acrescentando que a empreiteira será acionada novamente, se novas anomalias surgirem na via.

Recapeamento em mais um trecho da Linha Vermelha

Paralelamente, outro trecho da Linha Vermelha, entre a entrada do bairro São Francisco de Assis e o Museu Ferroviário, no Centro, está sendo preparado para receber o recapeamento asfáltico. A aplicação de nova camada de asfalto tem início previsto para a próxima segunda-feira (14). Durante os serviços preparatórios e de asfaltamento, o trânsito na via fica em meia-pista.