Notícias

Conscientização

Equipe de trânsito alerta motoristas sobre estacionamento irregular

Rua Amin Amil Sader, no bairro Paraíso, recebeu ação educativa nesta semana
Foto: Divulgação/PMCI

A equipe de educação de trânsito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) promoveu, recentemente, duas ações com foco no combate ao estacionamento em locais proibidos.
A primeira, na última sexta-feira (1), foi realizada na rua Basílio Pimenta, no bairro Basileia, tendo como alvo veículos estacionados nas calçadas, que são bem frequentadas pelos pedestres para deslocamento para o trabalho ou para a escola.

Pela manhã e à tarde, a equipe distribuiu nas residências e depositou nos para-brisas dos carros panfletos alertando sobre o fato de que estacionar nas calçadas é uma infração grave, punível com 5 pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 195,23 e remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

“Também conversamos com moradores da rua e recebemos todo apoio pela iniciativa, uma vez que, parados nas calçadas, os carros obstruem a passagem de pedestres, que acabam tendo que andar na rua, aumentando os riscos de atropelamento e acidentes”, conta o gerente de educação de trânsito da Semdurb, Paulo Bento.

Paraíso

O outro local que recebeu a ação educativa foi a rua Amin Amil Sader, no bairro Paraíso, na segunda-feira (4). Recentemente, passou a ser proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados da via, que fica próxima a um shopping.

Com apoio de agentes de trânsito, a equipe buscou advertir os condutores de veículos estacionados para a nova sinalização na via, com placa de proibido estacionar. A infração, neste caso, é média e punível com 4 pontos na CNH, multa de R$ 130,16 e remoção do veículo.

De acordo com o subsecretário de Trânsito da Semdurb, Flávio Sant’Anna, as campanhas educativas, nos dois locais, serão sucedidas por uma intensificação nas ações de fiscalização efetuadas pelos agentes de trânsito.