Auxílio

Equipes da Prefeitura de Cachoeiro seguem atuando nas áreas atingida pela chuva

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza a distribuição de cestas de alimentos
Foto: Divulgação/PMCI

Após as ocorrências relacionadas às fortes chuvas no fim de semana, a Prefeitura de Cachoeiro segue atuando para atender as áreas atingidas.

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) esteve presente no distrito de Pacotuba, entregando cestas de alimentos e itens como roupas e colhões para as famílias afetadas.

“Estamos presentes e atentos às necessidades de todos que foram atingidos pelas chuvas, prestando assistência e apoio para poderem superar este momento de dificuldade”, destaca Roselane de Araujo, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.

Com o recuo do nível das águas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) agora atua no emprego de ações preventivas para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor de transmissão da dengue e outras arboviroses.

“Com o acúmulo de água decorrente dos alagamentos, o Aedes Aegypti encontra condições ideais para sua proliferação. Por isso, estamos intensificando as ações volantes de combate ao mosquito nas áreas afetadas, com o emprego de veículos equipados com termonebulizadores e bombas costais”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Sobre a situação de alagamento em comércios e residências, o secretário enfatiza que a população deve evitar o contato com qualquer objeto que tenha entrado em contato com a água, especialmente os de gêneros alimentícios, que não devem ser consumidos.

“O contato com a água acumulada pela chuva pode gerar diversos agravos à saúde das pessoas, devido à contaminação das mais diversas naturezas, que podem ocasionar doenças como a leptospirose”, enfatiza Wingler.

Ao longo dos próximos dias, agentes da Vigilância Sanitária do município irão percorrer diversos pontos da cidade atingidos pela chuva, para verificar a condição de consumo de produtos em estabelecimentos comerciais.

Outra orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para a população atingida pela chuva é a de verificar se todos estão com o cartão de vacinação em dia. As condições adversas geradas pelos alagamentos podem ocasionar situações de risco para o cidadão, como a infecção de tétano e outras doenças.

Aqueles que precisam atualizar a caderneta de vacinação podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências, portando, além do cartão de vacina, o CPF ou cartão do SUS.