Revitalização

Escadaria no bairro Ibitiquara recebe melhorias

O serviço inclui reparos como pintura e nova iluminação
Foto: Márcia Leal/PMCI

A escadaria Madre Gertrudes de São José, que liga a Linha Vermelha à Rua Teotônio Souto Machado, no bairro Ibitiquara, está sendo revitalizada pela Prefeitura de Cachoeiro.

O serviço inclui reparos de alvenaria em muros e canteiros; paisagismo; pintura em tons de azul e branco, com frases da Madre Gertrudes; e nova iluminação.

Além disso, no asfalto da ladeira Madre Gertrudes, em frente à escadaria, será retratada a imagem da religiosa, com intuito de homenageá-la.

A revitalização, feita pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), começou no último mês e tem previsão de conclusão na próxima semana.

“O local é uma região de muito movimento, quando estamos em período de aula, pois existem colégios na proximidade. Diante disso, pensamos em melhorias para favorecer os moradores e todos os cidadãos que passam por essa região, além de reforçar a homenagem para Madre Gertrudes, uma figura importante no município”, afirma o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel.

Madre Gertrudes de São José

Nascida na Itália, Madre Gertrudes de São José foi criada em um orfanato de instituição católica, onde foi educada por irmãs. Em seguida, ingressou na vida religiosa e veio para o Brasil em missão. Há mais de 90 anos, chegou em Cachoeiro de Itapemirim e fundou uma das mais tradicionais escolas do município, o Colégio Jesus Cristo Rei.

Ela também foi responsável pela fundação da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, entidade com atuação na área da educação, saúde e assistência que, até hoje, administra e coordena a escola.