Escolas de tempo integral recebem primeiro ciclo de acompanhamento formativo

Ação foi realizada nas escolas municipais Athayr Cagnin e Julieta Deps Tallon

Foi promovido em Cachoeiro de Itapemirim, nesta semana, o primeiro Ciclo de Acompanhamento Formativo das escolas municipais em tempo integral Athayr Cagnin, do bairro Abelardo Machado, e Julieta Deps Tallon, do Zumbi.

A atividade, que ocorreu na terça (7) e na quarta-feira (8), é uma das ações desenvolvidas pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e tem por objetivo apoiar a Secretaria Municipal de Educação (Seme) na implantação da metodologia Escola da Escolha, por meio de trabalho realizado in loco nas escolas.

De acordo com a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, essa atividade oferece elementos e evidências para Seme, ICE, escolas municipais e, também, ES em Ação – entidade parceira – atuarem de maneira a qualificar o trabalho que está sendo realizado.

“Este acompanhamento não é uma ‘auditoria’ ou ‘checagem’ da realização das atividades, mas, sim, algo que contribui para a formação continuada das equipes escolares e apoio para os ajustes necessários para a melhoria contínua do projeto escolar. As equipes compartilham pontos positivos desse processo de implantação, bem como aproveitam a oportunidade para sanar suas dúvidas”, esclarece ela.

O ciclo foi conduzido pelos consultores do ICE e do ES em Ação, acompanhados pela Equipe Municipal de Educação Integral, da Seme. “Trata-se, portanto, de um mecanismo de avaliação cotidiana do projeto da escola de tempo integral. Teremos mais três ciclos formativos ainda em 2019”, finaliza Cristina Lens.

Ao todo, 500 alunos são atendidos pela Escola da Escolha

A metodologia Escola da Escolha, que já funciona em mais de 1,3 mil escolas do país, foi implantada na rede municipal de ensino, neste ano, nas escolas Athayr Cagnin e Julieta Deps Tallon, que contam, ao todo, com 500 alunos matriculados.

Esses estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30. Além das matérias do currículo convencional, eles podem optar por disciplinas eletivas.

De caráter essencialmente prático, essas disciplinas serão semestrais (cursadas em duas aulas sequenciadas por semana) e integrarão mais de um componente curricular. Os estudantes as escolherão a partir de um catálogo de temas propostos por eles próprios e por professores.

O encerramento de cada semestre se dará por meio das chamadas culminâncias, atividades nas quais será apresentado à comunidade escolar o que foi produzido nessas aulas, como maquetes, jornais, jogos, música, experimentos científicos e contação de histórias.